domingo, 21 de outubro de 2007

Aparelho recupera calor do chuveiro e reduz consumo de energia

M'zONe
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está distribuindo desde setembro, 7 mil peças do “recuperador de calor”, produzido pela empresa Rewatt Ecológica.

O aparelho é um invento de José Geraldo de Magalhães, um dos sócios da Rewatt. O recuperador é uma espécie de plataforma plástica, instalada no chão do banheiro. Dentro da plataforma, uma espiral de canos de alumínio absorve o calor e esquenta a água no interior dos canos em aproximadamente 20 segundos. A água aquecida é então levada ao chuveiro.

Segundo os produtores do recuperador de calor, a economia de energia gerada pelo uso do invento pode chegar a 44% em uma residência. Um dos fatores que contribuem para a economia é a substituição do chuveiro por um menos potente. ”Com o recuperador de calor é possível usar um chuveiro menos potente”, diz Magalhães.

Em um dos estudos, Magalhães instalou nove recuperadores de calor em uma academia de ginástica, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais. Com a instalação foi possível substituir os chuveiros de 5.400 watts para outros com 2.000 watts, também foram trocados os de 4.400 watts para 1.800 watts. No primeiro mês da instalação a redução com energia elétrica foi de 1.020 quilowatts-hora (kWh), o que representou a economia de 612 reais na conta de luz.
Inicialmente o recuperador de calor está sendo instalado em residências escolhidas pelo projeto Conviver da Cemig, que leva a eficiência energética a populações carentes. A Rewatt tem planos para comercializar o recuperador. “Estamos nos estruturando para vender o recuperador para um público mais amplo a partir de janeiro de 2008”, afirma Magalhães. O preço inicial do recuperador de calor será de 360 reais.

Nenhum comentário: