sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Russos e árabes mostram diferente mundos e mesmas preocupações em Veneza

Último Segundo
Este filme foi uma forma de mostrar os 'grandes assuntos humanos', os mesmos tratados por Dostoiévski, Tolstói e Tchékhov', disse o diretor russo.

Ele concorre ao Leão de Ouro troféu que premia o melhor filme - pela segunda vez, depois de ter vencido em 1991 por 'Urga, o território do amor'. Mikhalkov aproveitou '12', seu último trabalho, para fazer um retrato da Rússia atual. O filme é baseado na peça teatral 'Twelve Angry Men', de Reginald Rose, traduzida no Brasil como 'Doze Homens e uma Sentença'.

A guerra da Chechênia, o terrorismo, a corrupção, as máfias e a necessidade de fazer algo para mudar a situação compõem o cenário do filme. Em 'Doze Homens e uma Sentença', um júri de 12 homens tem que decidir se um suspeito é culpado ou não, em um processo no qual diferentes motivações vão surgindo entre os jurados até o veredicto. Em '12', o acusado um checheno é a desculpa para trazer ao filme outros réus, que vão desde fantasmas pessoais a monstros reais de cada jurado, passando pelas convenções sociais. [Leia+]

Nenhum comentário: