sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Japão mostra robôs desenvolvidos especialmente para os idosos
Portal Terra
"Uma convenção sobre tecnologia e seus benefícios para a terceira idade, realizada esta semana em Tóquio, apresentou robôs que estão sendo desenvolvidos no Japão especialmente para ajudar os idosos.
Cerca de dois mil participantes conheceram Taizo, um robô que ensina ginástica suave para idosos, e Paro, uma foca eletrônica equipada com inteligência artificial." [Mais]
Óleo de fritura vira matéria-prima para biodiesel
Portal do Ministério da Ciência e Tecnologia
"Já imaginou transformar sobras de óleo de fritura em biocombustível? O que era um problema, agora pode ser solução para o meio ambiente.
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) aprovou financiamento não reembolsável (que não precisa ser devolvido) de R$ 2,5 milhões para um projeto de reciclagem capitaneado pela Embrapa Agroenergia (Brasília/DF).
A proposta visa aproveitar de maneira inteligente o descarte dos restaurantes da Capital Federal. A eliminação do volume de óleo derramado ralo abaixo proporcionará redução de custos com o tratamento de água.
“A idéia desta reciclagem é retirar o produto do esgoto”, explica o pesquisador José Dilcio Rocha, coordenador da proposta.
Estima-se que, atualmente, quatro milhões de litros de óleo sejam consumidos por ano e despejados na rede do Distrito Federal, o que provoca entupimento no sistema e gastos com manutenção e produtos químicos de neutralização." [Mais]
Marcadores:
Ambientalismo,
Brasil,
Ciência e Tecnologia
sábado, 2 de janeiro de 2010
Meditação pode fazer bem ao coração, dizem pesquisadores
Portal Terra
Será que o relaxamento mental produzido pela meditação transcendental pode ter benefícios fisiológicos? Um estudo apresentado durante a reunião da Associação Cardíaca Americana em Orlando sugere que sim, ao menos no caso de portadores de doenças coronárias estabelecidas.
Os pesquisadores acompanharam cerca de 200 pacientes de alto risco por em média cinco anos. Entre os 100 que meditavam, houve 20 ataques cardíacos, derrames e mortes; no grupo de controle, houve 32.
Os praticantes de meditação tendiam a evitar doenças por mais tempo, e também tinham pressão sanguínea sistólica mais baixa. [Mais.]
Assinar:
Postagens (Atom)