quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Regra sobre cavernas começa a valer hoje no Brasil


Arte rupestre - Piauí
Alvo de disputa entre empreendedores de hidrelétricas, mineradores, espeleólogos e ambientalistas, a proteção de cavernas no país terá novas regras a partir de hoje.

As normas para classificação das cavernas, que vão orientar o processo de licenciamento ambiental, detalham um polêmico decreto editado no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Esse decreto supostamente ameaça 70% das cavernas do país e já é contestado por ação no STF (Supremo Tribunal Federal).

MARTA SALOMON da Folha de S.Paulo, em Brasília.

Use plantas para remover poluentes do ar de dentro de casa


Pensando Verde
"Você pode reduzir os poluentes presentes no ar de dentro de sua casa usando apenas plantas. Algumas plantas como palmeiras, margaridas, lírios, samambaias e orquídeas podem ajudar a remover os compostos orgânicos voláteis (COVs) do ar que você respira dentro de casa.

COVs são poluentes de ar como pesticidas, aditivos de pintura, produtos em aerossol e produtos de limpeza, que podem causar sérios danos à sua saúde e até câncer." [Mais.]

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Boas idéias transformam sucatas de informática em acessórios e objetos de decoração


UOL Tecnologia
Porta-copos, relógios, chaveiros e outros objetos criados a partir de velhas peças e acessórios de computador.

sábado, 22 de agosto de 2009

Temperos podem funcionar como pesticidas naturais

HypeScience
"Ervas e temperos comuns são opções promissoras para uma alternativa mais ecológica aos pesticidas tradicionais, de acordo com um grupo de cientistas da Universidade Columbia, de Vancouver, Canadá. Murray Isman e sua equipe de pesquisadores passaram uma década analisando as propriedades pesticidas do alecrim, tomilho, hortelã e do cravo.

Os cientistas descobriram que os óleos essenciais destas plantas têm um grande poder contra a ação de insetos e pragas, e acreditam que elas podem se tornar uma poderosa arma contra pesticidas tradicionais na agricultura – que prejudicam o solo, a saúde humana e até mesmo as plantas que deveriam proteger." [Mais.]

Estudos demonstram que estresse pode agravar alergias


Terra
"Este ano, a temporada de alergias não vem sendo fácil; a contagem de pólen está em nível recorde em diversas das grandes cidades dos Estados Unidos. Mas, para muitos pacientes, uma vida com menos estresse poderia aliviar o fardo que a alergia impõe.

Nos últimos anos, estudos demonstraram que o estresse psicológico e a ansiedade - mesmo que em níveis ligeiros ou moderados - podem agravar sintomas de alergia.

Os cientistas suspeitam que isso tenha algo a ver com a maneira pela qual o estresse afeta o sistema imunológico, gerando níveis elevados de compostos que estimulam a resposta alérgica e não respondem a tratamentos padronizados para as alergias respiratórias, como por exemplo os anti-histamínicos." [Mais.]

Prêmio Nacional de conservação e Uso Racional de Energia

Ministério das Minas e Energia
"Coordenado pela Eletrobrás, por intermédio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e pela Petrobras, por meio do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), o Prêmio tem por objetivo reconhecer e premiar representantes de diversos segmentos da sociedade que se destacaram no desenvolvimento de projetos que visam ao uso racional e eficiente de energia no país.

A premiação, instituída pelo Mistério de Minas e Energia em 1993, tem seis categorias: Edificações, Empresas do Setor Energético, Imprensa, Indústrias, Micro, Pequenas e Médias Empresas e Órgãos e Empresas da Administração Pública. Haverá também uma Menção Especial para o melhor projeto de saneamento e para os projetos específicos do Reluz.

As inscrições para o Prêmio 2009 foram prorrogadas até o dia 11 de setembro. Já a data-limite para o envio dos projetos e da documentação pelos Correios é 18 de setembro." [Mais.]

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Bactérias tornam-se aliadas na limpeza de derramamentos de óleo


M'zONe
"Um novo produto de limpeza desenvolvido nos laboratórios da Coppe e do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promete ser um aliado para remediar a poluição causada por derramamentos de óleo no mar ou pelo rompimento de oleodutos em terra.

Trata-se de um detergente biodegradável capaz de limpar as manchas de óleo, conhecido tecnicamente como biossurfactante.

'É um produto de origem microbiana, obtido a partir de fontes renováveis de carbono, que pode ser usado para reduzir a contaminação e minimizar o impacto ao meio ambiente', diz um dos coordenadores da pesquisa, Cristiano Borges, do Programa de Engenharia Química da Coppe." [Mais+]

domingo, 16 de agosto de 2009

Para neurocirurgião, atividades físicas são fundamentais para recarregar as energias


Jornal do Brasil
"RIO - Vinte minutinhos de atividade física por dia. Só isso. É o que recomenda o neurocirurgião Eduardo Barreto para equilibrar o organismo, controlar o estresse e ficar de bem com a vida. E pode ser qualquer atividade: caminhada, natação, corrida, pedalada. Só vinte minutos – até que não é pedir demais.

(...) Segundo o neurocirurgião, as atividades físicas, mesmo moderadas, são fundamentais para recarregar a energia. Só é importante que haja uma constância, para que os efeitos sejam duradouros.

(...) E esta regulagem acontece em relação a duas substâncias produzidas pelo corpo, que tem efeitos opostos: o cortisol, que é uma espécie de hormônio do estresse, e a endorfina, uma substância que relaxa o corpo, melhora a capacidade de concentração e memória e ainda regula o sistema cardiovascular.

Resumindo a história: os 20 minutinhos diários diminuem os níveis de cortisol e aumentam os de endorfina.

Segundo o especialista, existe o estresse positivo, aquele que mobiliza a pessoa a realizar as tarefas do dia-a-dia. Mas se nesta equação entrarem outros fatores como ansiedade ou variações de humor, o estresse se torna patológico, podendo trazer repercussões físicas e psicológicas.

– Quando se chega neste nível de estresse, tudo fica mais difícil, como executar as tarefas cotidianas. Podem surgir transtornos, como insegurança e depressão – diz.

Além disso, diz o especialista, o estresse pode provocar uma queda na imunidade do corpo, um risco a mais nestes tempos de gripe suína.

– Com a atividade regular, o organismo se habitua a reciclar e eliminar estas susbtâncias nocivas, como o cortisol – comenta." [Mais.]

Solução criativa: escultura reutiliza 5 mil telefones celulares


Pensando Verde
"Artistas têm se utilizado dos resíduos do consumismo exacerbado para produzir peças incríveis.

É esse o caso da escultura do estadosunidense Rob Pettit. Ela foi feita com 5.000 celulares usados ou quebrados." [Mais.]

Descarte seu celular antigo da maneira correta e proteja o meio ambiente


Pensando Verde
"Quando seu celular antigo quebrar ou você trocá-lo por um novo, jogue-o fora da maneira correta.

A vida útil de um celular é cerca de 18 meses, e todos os anos milhões de aparelhos são jogados foras mas poucos deles são reciclados.

O celular pode ser um lixo muito perigoso, pois são feitos com muitos metais pesados e altamente poluentes como chumbo, níquel, cobre, antimónio e zinco.

Então faça alguma coisa boa pelo meio ambiente: se informe com sua operadora e saiba mais sobre o programa de reciclagem de celulares e baterias."

sábado, 15 de agosto de 2009

Canadense de 16 anos desenvolve processo que reduz o tempo de deterioração do polietileno


Um estudante canadense descobriu como acelerar a degradação do polietileno das sacolinhas de supermercado.

O jovem Daniel Burd de 16 anos que vive em Waterloo, Ontário (Canadá), com a ajuda da mãe e de um empresário desenvolveu um processo que consegue "desfazer 42% do polietileno em seis semanas – ou pouco mais de três meses para que o volume total volte de forma não poluente ao meio ambiente", reduzindo o tempo de deterioração das famigeradas sacolinhas plásticas.

A excelente notícia é do EcoBlogs.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Brasil vive hoje uma situação de contradição entre discurso e prática na área ambiental


Zona industrial na região de Rezende, RJ. Fonte: WWF Brazil.
WWF Brazil
''É preciso que as ações nacionais de combate às mudanças climáticas sejam registradas pelo Brasil junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, e que o país defina metas claras e planos de ação para zerar o desmatamento na Amazônia, Mata Atlântica e demais florestas.

Também é necessário fazer investimentos maciços em eficiência energética e energias renováveis não convencionais como eólica, solar térmica e solar fotovoltaica, o que hoje ainda não ocorre', afirma a secretária-geral do WWF-Brasil.

O país vive hoje uma situação de contradição entre discurso e prática na área ambiental. Enquanto o governo anuncia o Plano Nacional de Combate às Mudanças do Clima com metas para redução do desmatamento e aumenta a fiscalização nas florestas, parlamentares fazem movimentos contrários à conservação do meio ambiente.

Está sendo discutida no Congresso Nacional uma proposta que altera o Código Florestal Brasileiro e permite a diminuição da quantidade de floresta que o proprietário é obrigado a deixar em pé.

'Este tipo de proposta que vem ganhando força política no legislativo está na contramão do que o país tem feito para reduzir suas emissões de efeito estufa e conservar a biodiversidade. Reduzir o rigor das nossas leis ambientais, já tão pouco respeitadas em nosso país, é inaceitável', defende Hamú.

O Brasil é hoje o quarto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. Cerca de 75% desses gases lançados na atmosfera vem da derrubada e queimada de florestas, principalmente da Amazônia." [Mais.]

'Yes, we pay!"


Gizmodo Brasil
Hoje me deparei com uma questão interessante no site do Gizmodo Brasil: "Se você soubesse que o dinheiro teria destino certo (num mundo ideal, ok), você concordaria em pagar mais pela sua internet para que mais pessoas tivessem acesso?

Ou você acha que todo mundo no Brasil já paga demais e as operadoras lucram muito? O governo tem de subsidiar o aumento da rede, ou só dar concessão se os provedores cobrirem cidades menores?

O fato é que o abismo social entre diferentes regiões e classes econômicas do País só tende a aumentar se as pessoas não tiverem igual capacidade de acesso."

Banco católico pede desculpas por investir em armas, cigarros e pílulas


BBC Brasil
"Um banco católico alemão pediu desculpas por comprar ações de indústrias de armamentos, cigarro e pílulas anticoncepcionais.

Uma reportagem da revista alemã Der Spiegel revelou que o Pax Bank havia investido 580 mil euros (cerca de 1,5 milhões) em ações da BAE Systems, empresa britânica de armamentos.

O banco também investiu 160 mil euros (cerca de R$ 425 mil) na fabricante americana de anticoncepcionais Wyeth e 870 mil euros (R$ 2,3 milhões) em empresas de cigarro.

Em nota, o Pax Bank pediu desculpas por 'não manter seus padrões éticos'." [Mais]

China põe 10 mil de quarentena após mortes por peste pneumônica


Cena do filme "Epidemia".
M'zONe
"O surto de um tipo de peste que ataca os pulmões matou duas pessoas na China e levou as autoridades a colocar uma cidade inteira de quarentena, informaram as autoridades chinesas nesta segunda-feira.Cena do filma "Epidemia".

Os casos da chamada peste pulmonar, ou pneumônica, ocorreram na remota província de Qinghai, no noroeste do país. A cidade de Ziketan, próxima de Xinhai, onde vivem 10 mil pessoas, foi totalmente isolada. Autoridades confirmaram que dez pessoas estão infectadas no local.

A doença é causada pela mesma bactéria que causa a peste bubônica, praga que matou cerca de 25 milhões de pessoas na Idade Média.

No entanto, enquanto a peste bubônica é transmitida por ratos e pulgas, a variante pulmonar, que ataca os pulmões, também pode ser passada de pessoa para pessoa através da respiração.

Segundo a OMS, a peste pneumônica tem uma taxa de mortalidade muito mais alta que a bubônica e é invariavelmente mortal quando não tratada." [Mais]