domingo, 16 de agosto de 2009

Para neurocirurgião, atividades físicas são fundamentais para recarregar as energias


Jornal do Brasil
"RIO - Vinte minutinhos de atividade física por dia. Só isso. É o que recomenda o neurocirurgião Eduardo Barreto para equilibrar o organismo, controlar o estresse e ficar de bem com a vida. E pode ser qualquer atividade: caminhada, natação, corrida, pedalada. Só vinte minutos – até que não é pedir demais.

(...) Segundo o neurocirurgião, as atividades físicas, mesmo moderadas, são fundamentais para recarregar a energia. Só é importante que haja uma constância, para que os efeitos sejam duradouros.

(...) E esta regulagem acontece em relação a duas substâncias produzidas pelo corpo, que tem efeitos opostos: o cortisol, que é uma espécie de hormônio do estresse, e a endorfina, uma substância que relaxa o corpo, melhora a capacidade de concentração e memória e ainda regula o sistema cardiovascular.

Resumindo a história: os 20 minutinhos diários diminuem os níveis de cortisol e aumentam os de endorfina.

Segundo o especialista, existe o estresse positivo, aquele que mobiliza a pessoa a realizar as tarefas do dia-a-dia. Mas se nesta equação entrarem outros fatores como ansiedade ou variações de humor, o estresse se torna patológico, podendo trazer repercussões físicas e psicológicas.

– Quando se chega neste nível de estresse, tudo fica mais difícil, como executar as tarefas cotidianas. Podem surgir transtornos, como insegurança e depressão – diz.

Além disso, diz o especialista, o estresse pode provocar uma queda na imunidade do corpo, um risco a mais nestes tempos de gripe suína.

– Com a atividade regular, o organismo se habitua a reciclar e eliminar estas susbtâncias nocivas, como o cortisol – comenta." [Mais.]

Nenhum comentário: