quarta-feira, 29 de julho de 2009

Astronauta da ISS diz que percebe mudanças climáticas do espaço


"Um astronauta canadense a bordo da Estação Espacial Internacional diz que as calotas polares da Terra parecem ter se derretido um pouco desde a última vez em que ele esteve em órbita, há 12 anos.

Bo Thirsk, que está há dois meses na Estação Espacial Internacional, disse que ele costuma ficar maravilhado ao olhar pela escotilha, particularmente quando vê a camada de atmosfera que envolve o planeta.

– É um véu finíssimo de atmosfera em torno da Terra que nos mantêm vivos – disse Thirsk numa teleconferência com jornalistas. – Na maioria das vezes que olho pela janela fico maravilhado. Mas há alguns efeitos da destruição humana na Terra também. Tenho a sensação de que as geleiras estão derretendo, a cobertura de neve das montanhas é menor do que era há 12 anos, quando a vi pela última vez. Isso me entristece um pouco.

Thirsk ficará mais quatro meses na Estação. Por enquanto, tem 12 colegas a bordo, mas os tripulantes do ônibus Endeavour rumam de volta para a Terra nesta terça-feira, depois de instalarem mais algumas partes do complexo orbital de US$ 100 bilhões, uma parceria de 16 nações." [Mais]

Um comentário: