sábado, 20 de setembro de 2008

Parar de fumar dá mais anos de vida, diz estudo

G1
"Parar de fumar pode significar diminuir até a metade seu risco de morrer de doenças cardíacas ou câncer de pulmão. Pesquisadores do governo norte-americano descobriram que o esforço em parar de fumar é recompensado com anos de vida a mais e com mais qualidade.

Para chegar a essa conclusão os cientistas acompanharam seis mil pessoas de média idade que eram saudáveis no início da pesquisa por mais de 15 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos -- um deles recebeu treinamento intensivo para parar de fumar durante dez semanas e o outro não recebeu apoio específico, dependendo de sua força de vontade.

A dificuldade em ficar livre do cigarro foi muito grande, como sempre. Após cinco anos, 22% dos participantes, permaneciam sem fumar, e ao chegar aos 15 anos, 90% haviam retornado ao vício.

A incidência de mortes por doenças cardíacas no grupo que parou de fumar foi 30% menor. O câncer de pulmão matou 50% menos no mesmo grupo.

Segundo o responsável pela pesquisa “apesar do pequeno número de pessoas que consegue ficar sem o cigarro, o resultado da pesquisa mostra que o impacto é significativo em doenças que têm um custo muito alto em vidas a cada ano”.

Nunca é demais lembrar a importância do uso do tabaco como causador de doenças do coração e pulmão afetando diretamente a qualidade de vida das pessoas."

Nenhum comentário: