terça-feira, 16 de setembro de 2008

Estudo afirma: mudar de hábitos retarda o envelhecimento

Terra
"Um estudo piloto mostrou pela primeira vez que uma mudança de dieta e estilo de vida eleva os níveis da enzima telomerase, fundamental para a conservação dos telômeros nas células, que controlam o envelhecimento, segundo a revista médica The Lancet.

Os telômeros são os extremos dos cromossomos. Trata-se de complexos de DNA cuja função principal é a estabilidade estrutural dos cromossomos nas células, a divisão celular e a duração das raízes celulares. Estão também envolvidos em doenças como o câncer.

À medida que as células se dividem, os telômeros se cortam e os cromossomos se desestabilizam, o que leva ao envelhecimento e, finalmente, à morte. Ou seja, à medida que os telômeros se cortam, diminui a vida do indivíduo.

A telomerase é a enzima que repara e alarga os telômeros, uma função vital para a manutenção das células do sistema imunológico. O encurtamento dos telômeros é um indicador do risco de doença e de morte prematura em muitos tipos de câncer, entre eles os de mama, próstata, intestino e pulmão.

(...) A atividade da telomerase foi medida no início do estudo e três meses depois. Os pesquisadores descobriram que os níveis dessa enzima no sangue tinham aumentado em 29% depois desse tempo.

O aumento da atividade da telomerase esteve acompanhado além de uma diminuição do colesterol 'mau' (LDL) e também do estresse.

Segundo os cientistas de Sausalito, as implicações de seu estudo não se limitam aos homens com câncer de próstata, mas a melhora na telomerase e dos telômeros devido à mudança de estilo de vida podem beneficiar também a população em geral." [Mais]

Nenhum comentário: