terça-feira, 9 de setembro de 2008

Estudo liga falta de vitamina a encolhimento de cérebro em idosos


G1
"Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos sugere que a falta de vitamina B12 está ligada ao encolhimento do cérebro em idosos.

Segundo os especialistas, idosos com baixos níveis da vitamina, encontrada em carnes, peixes e leite, têm seis vezes mais chances de ter seus cérebros reduzidos de tamanho, uma condição que pode levar à demência.

Os pesquisadores analisaram durante cinco anos um grupo de pessoas com idades entre 61 e 87 anos. Os voluntários foram divididos em três grupos, de acordo com seus níveis de vitamina B12.

Os especialistas perceberam que o grupo com o menor nível da vitamina apresentou um encolhimento cerebral ao longo do tempo em que a pesquisa foi conduzida.

O coordenador do estudo, David Smith, que dirige o Projeto Oxford para Investigação da Memória e Envelhecimento, disse que agora a equipe pretende tratar idosos com vitamina B12 e observar se o suplemento poderá conter o encolhimento do cérebro.

'Esta pesquisa acrescenta uma nova dimensão ao nosso entendimento sobre os efeitos das vitaminas B no cérebro. O nível de redução cerebral que podemos sofrer à medida que envelhecemos pode ser influenciado em parte pelo que comemos', disse Smith.

Rebecca Wood, diretora da organização britânica Alzheimer's Research Trust, disse que novas pesquisas serão necessárias.

'Deficiência de vitamina B12 é realmente um problema comum entre idosos e pode estar relacionada ao declínio da memória e à demência', disse Wood."

Nenhum comentário: