sábado, 20 de setembro de 2008

Cadeira de rodas se movimenta a partir de comandos de voz do ocupante

PC WORLD
"Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão desenvolvendo uma cadeira de rodas autônoma, que aprende sobre os locais de um prédio e obedece comandos verbais de seu ocupante.

O deficiente pode, com o sistema, controlar a cadeira de rodas pedindo, verbalmente, “me leve à minha sala” ou “vá até a lanchonete”.

Diferente de outros sistemas, que adotam o mapeamento local por meio de um processo manual, o sistema do MIT aprende as ‘rotas’ como os humanos. Uma vez que a cadeira é levada para um ‘tour’ guiado, e ouve instruções como “aqui é o meu quarto” e “nós estamos no hall”, ela aprende onde está.

Esta não é a primeira vez que o MIT cria sistemas que atuam como humanos - em agosto, a instituição desenvolveu algoritmos que organizam dados como as pessoas.

A cadeira de rodas inteligente confia em conectividade Wi-Fi para mapear as rotas e navegar por elas. Após testes realizados em Boston, nos Estados Unidos, os pesquisadores querem usar detectores para evitar que a cadeira colida com obstáculos.

A pesquisa foi patrocinada pela Nokia e Microsoft."

Nenhum comentário: