sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Repórteres Sem Fronteiras dribla censura chinesa e transmite protesto em rádio pirata


BBCBrasil.com
"Doze horas antes da cerimônia de abertura dos Jogos, a organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF) driblou a censura à imprensa em Pequim e fez uma transmissão por rádio pirata de um programa falando sobre direitos humanos nesta sexta-feira.

O programa foi ao ar por 20 minutos na freqüência FM 104,4 em diversos bairros na capital e teve versões em inglês, francês e mandarim.

Segundo a ONG, o governo da China não concedeu vistos de entrada a dez membros da organização, mas ainda assim a RSF conseguiu fazer a transmissão do programa 'Rádio Sem Fronteiras' porque utilizou estações transmissoras em miniatura disfarçadas nas ruas da cidade.

Segundo o presidente da organização Robert Ménard 'a Repórteres Sem Fronteiras esquematizou e conduziu o protesto no espírito de resistência contra o controle da mídia'.

A organização pediu às autoridades chinesas que permitam que o país desfrute de liberdade de expressão.

'Vocês nos baniram de ir a Pequim, vocês nos expulsaram da China. Mas apesar de tudo isso, nós estamos aqui, fazendo a nossa voz ser ouvida pacificamente em uma maneira completamente não violenta. É uma forma de dizer que censura simplesmente não vai funcionar conosco', disse Ménard na transmissão." [Mais.]

Nenhum comentário: