terça-feira, 12 de agosto de 2008

Mais de um quarto dos cetáceos corre risco de extinção


Estadao.com.br
"GENEBRA - Mais de 25% das espécies de cetáceos no mundo estão ameaçadas, denunciou nesta segunda-feira, 11, a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês).

Um quarto das espécies de cetáceos (ordem de mamíferos aquáticos que inclui as baleias, golfinhos e botos) é considerado ameaçado e 10% são classificadas como 'em perigo' ou 'em perigo crítico', segundo a IUCN.

'A situação real poderia ser muito pior se considerarmos que mais da metade das espécies de cetáceos está na categoria de 'dados insuficientes', o que implica que é necessário prioritariamente uma futura pesquisa a respeito', afirmou o organismo em comunicado.

O texto diz que o mais ameaçador para os cetáceos são as colisões com navios, o fato de se enroscarem com freqüência nas redes de pesca, a deterioração dos hábitats e as perturbações acústicas.

O relatório também destaca que os sonares militares afetam, particularmente, as baleias bicudas que mergulham a grandes profundidades, assim como o golfinho cabeça-de-melão também conhecido como orca anã."

Nenhum comentário: