quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Grande Colisor de Hádrons - o acelerador de partículas entra em funcionamento


Wikipedia
Grande Colisor de Hádrons
(ou LHC, de Large Hadron Collider) é um acelerador de partículas localizado no Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear - CERN. Fundado em 1954.

Atualmente está em construção, marcado para começar a operar no início de 2008, quando superará o acelerador Tevatron e se tornará o acelerador de mais alta energia.

Ele terá um túnel de 27 km de extensão para ser usado no Grande Colisor de Elétrons e Pósitrons (LEP). Ao invés de colidir pósitrons e elétrons, a colisão será entre prótons.

A energia total de colisão entre dois prótons será de 14 TeV. Com esta energia, espera-se observar traços do Bóson de Higgs, se estes efetivamente existirem.

2 comentários:

Jhennifer Cavassola disse...

Seu blog é ótimo!! Vi algumas matérias suas e gostei. És ambientalista, admiro muito isso. Meu esposo fez pós graduação em Direito ambiental, vai apresentar a monografia essa semana, falando sobre os recursos hidricos. Sou f-a-louca do U2 e adoro esse video que vc colocou. Costumo dizer que é por isso e muitos mais que amo o Bono Vox.

Parábéns!! Sucesso com o blog :)

niv@ disse...

Jhennifer! Muito grata pela presença por aqui e mais ainda pela atenção em deixar teu comentário... Vejo que temos mta coisa em comum. Bom poder encontrar pessoas que pensam como a gente e que estão tão longe...
Fico feliz em saber que gostaste do blog, mto msm! Serve de estímulo pra eu me dedicar mais... (por isso mesmo, vou ver se dou uma "caprichada" nos próximos dias e acrescento alguns links, rs). Não deixa de voltar, tá?
Um grande beijo e boa sorte para o teu marido com a monografia!