terça-feira, 5 de agosto de 2008

Amazônia pode virar savana a partir de 2050, dizem especialistas

JB Online
"SÃO PAULO - O Brasil se vê na responsabilidade de cuidar mais do meio ambiente do que os seus vizinhos, principalmente pelo fato de hospedar em seu território a parte mais expressiva da maior floresta tropical do mundo.

O debate ambiental no país ainda está longe da efetividade que poderá salvar a Amazônia e, por tabela, ajudar a manter o aquecimento global sob controle. Mesmo assim, o manejo da floresta não escapa de perspectivas sombrias.

'Nós estimamos que, com o andar da carruagem do aquecimento e do desmatamento, já em 2050 nós teríamos os sinais claros de savanização da Amazônia', disse o especialista em mudanças climáticas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Carlos Nobre.

(...) 'Com a savanização você teria uma grande redução na distribuição de chuvas que a Amazônia faz para várias regiões da América do Su', comentou o coordenador do Programa de Mudanças Climáticas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Paulo Moutinho, que vê também conseqüências negativas para o agronegócio e para o potencial hidrelétrico da região.

O desmatamento é o carro-chefe das emissões brasileiras dos gases do efeito estufa. De acordo com alguns especialistas, o Brasil cairia da 4ª para a 18ª posição entre os maiores emissores caso a destruição da floresta fosse tirada da conta." [Mais.]

Nenhum comentário: