quarta-feira, 23 de julho de 2008

Wikipedia inspira criação de projeto coletivo de carro elétrico

Yahoo! Notícias
"HELSINQUE (Reuters) - Depois da wikipedia, vem aí o wikicarro. A 'eCars -- Now!' é uma comunidade finlandesa na Web que procura aplicar a abordagem coletiva usada pelos colaboradores da enciclopédia online Wikipedia na conversão de carros a gasolina para carros elétricos. O primeiro deles deve estar rodando ainda este ano.

O fórum alega ser o primeiro do tipo no mundo, e deseja oferecer uma alternativa ao que seus membros percebem como lentidão nos setores de petróleo e automóveis.

O grupo está trabalhando de acordo com a tradição dos projetos de software de 'código aberto' como o sistema operacional Linux, criado por um finlandês e que hoje desafia o domínio da Microsoft.

'Se conseguirmos muito sucesso, ajudaremos a criar projetos semelhantes em todo o mundo, com os quais poderemos compartilhar o que sabemos', disse Jukka Jarvinen, um participante do projeto, que acrescentou que esquema semelhante estava sendo lançado na Dinamarca. 'Estamos esperando criar um movimento mundial', afirmou.

Os carros elétricos vêm enfrentando dificuldades para superar vendas minúsculas de veículos muitas vezes fantásticos, mas que chegam ao mercado a custos proibitivos." [Mais.]

Nenhum comentário: