segunda-feira, 14 de julho de 2008

Já em 1962, bióloga alertava que 'somos parte do equilíbrio natural'

VEJA on-line
"A história do relacionamento entre o homem e a natureza é marcada pelo livro Silent Spring (Primavera Silenciosa), de 1962. Nessa obra seminal, a bióloga americana Rachel Carson alertou pela primeira vez para os perigos do uso indiscriminado de pesticidas, até então encarados pela maioria das pessoas como uma bênção da ciência para solucionar o problema da fome.

A descrição dramática feita por ela das primaveras 'sem cantos de pássaros' sacudiu a consciência das pessoas em escala mundial e serviu de ponto de partida para o moderno movimento ambientalista.

A nova consciência ecológica abriu caminho para leis de controle dos pesticidas e para acordos internacionais sobre o meio ambiente, como o que baniu a produção de químicos responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

Quase cinqüenta anos depois, o entendimento sobre o fato de que 'somos parte do equilíbrio natural' – como definiu a bióloga – pode nos ser útil diante de uma catástrofe global iminente provocada pelo aquecimento global.

Como uma praga apocalíptica, as mudanças climáticas já semeiam furacões, incêndios florestais, enchentes e secas com tal intensidade que ninguém mais pode se considerar a salvo de ser diretamente atingido por suas conseqüências."

Nenhum comentário: