sábado, 5 de julho de 2008

Geleira argentina racha e inicia processo de ruptura incomum em pleno inverno


Geleira Perito Moreno, na Argentina. (Imagem: Reuters)
Terra
"A geleira Perito Moreno, na Patagônia argentina, iniciou um processo de ruptura incomum em pleno inverno austral, informaram fontes da Administração de Parques Nacionais.

Nas últimas horas, surgiu uma rachadura na parte da geleira que há sobre a península Magallanes, o que indica que o derretimento e o desmoronamento de gelo que ocorre nos verões a cada quatro ou cinco anos deverão ser grandes.

A massa de gelo rachada divide em dois o chamado Lago Argentino, e a perspectiva de sua derrubada atrai milhares de turistas ao Parque Nacional das Geleiras, na província de Santa Cruz, ao sul do país.

O fenômeno que compromete a geleira é provocado pela pressão da água sobre o gelo, que racha até se despedaçar. 'É raro que aconteça um processo com estas características' no inverno, disse o diretor do parque, Carlos Corvalán, segundo quem 'é muito difícil determinar' quando ocorrerá o desmoronamento de gigantescos blocos de gelo sobre o lago.

'Isso depende das condições do vento e da umidade', acrescentou. A geleira Perito Moreno, de aproximadamente 200 km² de extensão, é uma das poucas do mundo que se mantém estável, sem diminuir de tamanho por causa do aquecimento global."

Nenhum comentário: