quarta-feira, 30 de julho de 2008

Poluição diminuiu 98,9% em Cubatão, mostra estudo

Estadao.com.br
"CUBATÃO, SP - Depois de 25 anos do início do programa de recuperação ambiental que somou mais de US$ 1 bilhão em investimentos, um estudo releva que a quantidade de fumaça e poeira emitida pelas empresas do pólo industrial de Cubatão, na Baixada Santista (SP), diminuiu 98,9% desde 1983, mesmo com a produção crescendo 39% nos últimos dez anos.

Elaborado pelo consultor ambiental Eduardo San Martin, a pedido do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) da cidade, o trabalho foi apresentado nesta sexta-feira, 25, na sede do órgão.

Citando o antigo 'Vale da Morte' como exemplo de recuperação ambiental, o secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano, elogiou os números da pesquisa. 'Olha a mudança que aconteceu aqui, que fantástico! Acabou o 'achismo''; aqui nós temos números, dados, comprovação', discursou.

No entanto, apesar dos avanços comprovados a olho nu pela mudança da paisagem da serra, dados da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, apontam que o controle de poluentes não foi suficiente para melhorar a qualidade do ar respirado na cidade, que continua saturado.

O argumento é do consultor ambiental e ex-gerente da Cetesb Élio Lopes dos Santos." [Mais.]

Nenhum comentário: