sexta-feira, 11 de julho de 2008

Adolescentes proíbem cigarro em centro socioeducativo


G1
"Internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Caxias do Sul (RS) decidiram proibir cigarros nas dependências da unidade. A medida está em vigor desde 2 de junho e está contribuindo para melhorar a convivência entre os adolescentes e os funcionários.

Em maio, duas folhas de caderno circularam entre os rapazes. Dos 81 internos que cumpriam medidas no período, 67 concordaram em proibir o fumo e escreveram seus nomes à caneta. Em 1º de junho, os menores consumiram os últimos cigarros e o abaixo-assinado foi entregue à diretoria. "Posso dizer que foi um dos momentos mais marcantes na história da casa", disse o diretor do Case, Joel Schumann.

Um monitor da unidade, o professor de capoeira José Luís Borges Lyrio, o Todinho, 42 anos, teve a idéia de incentivar os internos a deixarem de fumar. Desde janeiro, ele conversava com os adolescentes sobre esse assunto.

A iniciativa não é inédita e foi tentada sem sucesso por diversos profissionais desde a inauguração do Case, em 1998. Dessa vez, rapazes que mais consumiam cigarros e servidores da área de Saúde reforçaram a 'campanha'.

'Expliquei que o gosto do refrigerante e da comida é diferente quando não se fuma. Pedi a eles se queriam parar gradativamente, mas optaram por ser de uma vez só', contou o professor." [Mais.]

Nenhum comentário: