quarta-feira, 25 de junho de 2008

Metade dos americanos aprova tortura contra terroristas


Espaço Vital
"O recurso da tortura contra suspeitos de terrorismo é aceito por quase a metade da população dos Estados Unidos, enquanto é amplamente rejeitado pelos europeus, revela uma pesquisa divulgada ontem (24) em New York.

A pesquisa, divulgada na véspera do Dia Internacional das Vítimas de Tortura, foi realizada em 19 países pela organização World Public Opinion , um projeto de pesquisa promovido pela Universidade de Maryland.

A sondagem aponta que a maioria dos habitantes de Espanha, França, Grã-Bretanha, Polônia, Ucrânia, China, Indonésia, México e dos territórios palestinos apóia a proibição absoluta da tortura.

Em cinco países, Estados Unidos, Rússia, Irã, Egito e Azerbaijão, há quase um equilíbrio entre os que apóiam e os que rejeitam a tortura de terroristas, com uma ligeira vantagem para o segundo grupo.

No mesmo dia, a entidade divulgou a tabulação de outra pesquisa - feita em 17 nações - revelando que, nelas, há sérias rejeições contra as mulheres divorciadas. Essas restrições são notoriamente mais sérias no Egito, Coréia do Sul e Turquia. A 'maior naturalidade' foi obtida na França.

Os textos, na íntegra, estão disponíveis no saite da World Public Opinion. Para acessá-los, clique aqui." [Mais.]

Nenhum comentário: