terça-feira, 3 de junho de 2008

Livro expõe desonestidade intelectual do governo Bush


william waack
"Uma coisa é acusar os ocupantes da Casa Branca de montar uma campanha deliberada de desinformação no caminho de uma declaração de guerra, a do Iraque, em 2003. Outra é ler a mesma acusação escrita por alguém que foi porta voz da Casa Branca até 2006.

O livro 'What Happened', que sai na semana que vem nos Estados Unidos, é um duro ataque ao presidente e algumas das figuras mais próximas dele, escrito por Scott McClellan, que já trabalhava com Bush desde os tempos em que ele era governador do Texas.

A frase mais contundente das memórias políticas de McClellan é esta: 'falta de honestidade intelectual ajudou a levar nosso país à guerra com o Iraque'. Não chega a ser exatamente uma novidade, mas não tanto pelos argumentos fartamente repetidos. Mau uso de informações levantadas por serviços secretos é tão velho quanto a existência desses mesmos serviços.

Em relação aos ocupantes da Casa Branca sob Bush, segundo McClellan, a atitude que os levou ao erro – e ao uso da enganação – foi a 'self delusion' que ele considera uma característica forte em Bush.

O ex-porta voz faz críticas severas à própria imprensa americana, ou pelo menos aos setores dela que cobrem o dia-a-dia do mundo governamental em Washington (toda capital que vive apenas de política, como Washington, Brasília ou, tempos atrás, Bonn, cria vínculos peculiares entre jornalistas e poder).

Essa mídia, afirma McClellan, tornou mais fácil, ao ponto até de cumplicidade, o trabalho de 'propaganda' da Casa Branca – que sempre se empenhou 'em esconder e tornar sigiloso em vez de (mostrar) honestidade e transparência', escreve." [Mais.]

Um comentário:

niv@ disse...

Adoro esta foto, rsrs...