terça-feira, 10 de junho de 2008

Ilha na Itália dá pista sobre futuro ácido dos oceanos


Folha Online
"Adeus corais e ouriços-do-mar. Olá algas verdes e espécies invasoras. A julgar por um ecossistema marinho estudado na Itália, esse pode ser o retrato dos oceanos do planeta num futuro próximo, quando o excesso de gás carbônico tiver tornado o mar mais ácido.

A afirmação é de um grupo de oceanógrafos europeus, que descreveu as mudanças na fauna e na flora marinhas em águas cuja acidez local se assemelha à que os cientistas projetam para os mares do mundo todo no final deste século.

Eles estudaram uma comunidade na costa da ilha de Ischia, no mar Mediterrâneo. Ali, chaminés vulcânicas submarinas cospem CO2 e outros gases o tempo todo, tornando o pH mais baixo -ou seja, deixando a água mais ácida.

O que o grupo viu foi um rearranjo do ecossistema, com a morte dos corais. O quadro é consistente com o que cientistas têm projetado nos últimos anos, desde que o problema da acidificação foi descoberto." [Mais.]

Um comentário:

uma leitora disse...

Uma pena o mundo caminhando pra isto. Reflexo de anos de exploração da natureza. Triste é saber que tantas coisas bonitas acabarão e nossas gerações futuras não vão conhecer. Mas, sinceramente, acho que o planeta está apenas em transição, só nós perderemos, a natureza se recupera e recomeça.

O Blog da Berenice tá fazendo um ano. Um grão de areia na vastidão do tempo. Mas será uma grata surpresa a sua visita.

http://blogdaberenice.blogspot.com/2008/06/blog-da-berenice-faz-aniversrio-de-um.html

Abraços - Berenice