sábado, 31 de maio de 2008

Número de caixas eletrônicos para portadores de necessidades especiais aumenta 114%

TI Inside
"No ano passado, os bancos brasileiros instalaram quase 8 mil caixas eletrônicos adaptados para o uso por pessoas com deficiência. O número representa um salto de 114% em relação as 7 mil máquinas existentes em 2006. Os dados são da pesquisa “O Setor Bancário em Números”, elaborada pela Febraban para dar suporte às discussões do Ciab Febraban, evento de tecnologia bancária que ocorrerá entre os dias 11 e 13 de junho, em São Paulo.

O aumento do número de caixas eletrônicos adaptados para deficientes é uma das providências adotadas pelas instituições financeiras para integrar essa parcela de pessoas, estimada pelo IBGE em mais de 27 milhõess, ou algo em torno de 15% da população brasileira.

A mesma pesquisa revela que o parque total de caixas eletrônicos (conhecidos sigla ATM, Automatic Teller Machine) chegou no ano passado a 166.773 unidades, um acréscimo de 6,9% em relação a 2006.

O dado importante é o de que as máquinas mais simples, destinadas, basicamente, à apresentação de saldos e extratos, vêm sendo substituídas por outras mais modernas, em geral capazes de realizar a maioria das operações bancárias, os chamados “ATMs full” – que também atendem às pessoas com deficiência."

Nenhum comentário: