terça-feira, 20 de maio de 2008

Ministério da Saúde ignorou a campanha “Sou o número 12?” do Dia Mundial da Hepatite?

"O Ministério da Saúde ignorou a campanha “Sou o número 12?” do Dia Mundial da Hepatite, ontem, coordenado pela World Hepatites Alliance para conscientização dos riscos das hepatites B e C. E tem míseros R$ 17 milhões para vacinar doentes – cerca de 6 milhões de brasileiros."

Encontrei esta pequena nota no site do jornalista Claudio Humberto e fiquei com a pulga atrás da orelha... Será que o Ministério da Saúde não se mobilizou mesmo? E por quê? Será que não é suficientemente importante?

Pesquisando descobri que em algumas outras cidades do país foram feitos trabalhos de conscientização, palestras, panfletagem e testes de contaminação, mas por iniciativa das secretarias minicipais e estaduais, ONGs e outras entidades. Vacinação, não.

Segundo dados divulgados pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre na sua página na Internet, "o Ministério da Saúde estima que 2,6% da população brasileira têm o vírus HCV (hepatite C), ou seja, 4,5 milhões de pessoas. Em todo o mundo, a OMS calcula que existam cerca de 200 milhões de portadores do vírus. Mais de 90% desses casos não foram diagnosticados, e as pessoas desconhecem sua condição de portadoras do vírus, o que permite classificar a situação como uma 'epidemia silenciosa'".

Nenhum comentário: