segunda-feira, 19 de maio de 2008

Crise do lixo em Nápoles se agrava em meio a protestos


BBCBrasil.com
"Após uma noite em que a população revoltada incendiou pilhas de lixo espalhadas pela cidade de Nápoles, a União Européia alertou a Itália, nesta segunda-feira, para os riscos que a população local corre se as 3,5 mil toneladas de dejetos espalhadas pela cidade não forem recolhidas com urgência.

A Comissão para o Meio Ambiente da UE já tinha entrado com um processo contra a Itália na Corte Européia no começo de maio por causa da crise do lixo.

'Não podemos esperar a sentença da Corte, as autoridades italianas devem agir rapidamente para resolver uma situação que apresenta altos riscos para a saúde pública', disse a porta-voz da comissão, Bárbara Hellferich, falando à agência de notícias Ansa.

A situação voltou a se agravar no fim de semana porque houve uma interrupção do carregamento de lixo para a Alemanha; a quantidade de lixo espalhada pela cidade chegou a 5 mil toneladas no sábado.

Revoltadas, algumas pessoas atearam fogo às pilhas de lixo que se acumulavam pela cidade. Apenas entre domingo e segunda-feira, 75 incêndios foram registrados.

Em outros protestos, linhas ferroviárias foram bloqueadas. [Mais.]"

Nenhum comentário: