sábado, 24 de maio de 2008

Brasil recicla 18% do plástico que consome

Radio Ipanema FM
"O Brasil recicla 18% do plástico que consome. São 768 mil toneladas de material dos 4,27 milhões de toneladas de resinas fabricadas, informa a Plastivida - Instituto Socioambiental dos Plásticos.

Até bem pouco tempo, produtos plásticos descartados condenavam o meio ambiente à convivência quase eterna, de séculos, como um rejeito que não degrada. Agora não, até o PVC, aquele plástico usado em bolsas, sacolas ou encanamentos pode ser reciclado.

Entre os tipos de plástico que podem ser reciclados estão o PET (como frascos e garrafas para uso alimentício, filmes para áudio e vídeo), Pead (como embalagens para detergentes e óleos automotivos, sacolas de supermercados e tampas) e PVC (embalagens para água mineral, óleos comestíveis, maionese, sucos e remédios).

Há três de reciclagem: mecânica, química e energética. A mecânica é aquela que transforma o material descartado em grânulos para fabricação de outros produtos. A química consiste em transformar o resíduo plástico em matéria-prima petroquímica básica. Por fim, a energética transforma resíduos, por meio de incineradores, em energia.

O PVC é 100% reciclável e é o único plástico que não é totalmente originado do petróleo. Ele é composto por 57% de cloro, derivado do cloreto de sódio (sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo). "

Nenhum comentário: