sexta-feira, 4 de abril de 2008

O Dia Mundial da Saúde e a epidemia de dengue

"O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado na promoção da saúde. Ao longo da história da humanidade, o saneamento ambiental tem sido o instrumento mais eficaz para a promoção da saúde."

Assim começa o
artigo escrito por
Getúlio Martins, que é Coordenador do Comitê de Saúde Pública da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES/SP. Vale a pena ser lido. Está no portal ambiental Ambiente Brasil.

Não por acaso, o dia 7 de abril também é o dia da fundação da OMS, da qual o Brasil é membro desde a sua fundação (já que a sua criação foi proposta por delegados brasileiros).

A promoção da saúde é obrigação do Estado. Isso dá uma noção da dimensão da incompetência dos nossos administradores, nas três esferas: federal, estadual e municipal.

E a minha indignação (que com certeza também é tua!) não é sem propósito. Afinal, a epidemia de dengue que assola o estado do Rio de Janeiro já está se alastra por todo o país.

Assim, lendo aqui e ali descobri que Osvaldo Cruz, lá no início do século passado, conseguiu erradicar a doença no Brasil. Lá pela década de 50 e depois em 70 a dengue ameaçou voltar, mas foi combatida pelas administrações. E agora, isso! Aí vem o presidente dizer que "a população também tem a sua parcela de culpa". É uma cara dura, mesmo. Mais dura que isso só p próprio ministro da saúde dizendo que o combate a dengue ficará prejudicado pelas disputas político-eleitorais. LULA, PEDE PRA SAIR!!!

Um comentário:

niv@ disse...

E leva toda essa cambada!