Reuters
OSLO (Reuters) - O aquecimento global neste século pode provocar um degelo desenfreado da camada de gelo da Groenlândia e o apodrecimento de árvores da Amazônia, entre outros efeitos, segundo estudo divulgado na segunda-feira por cientistas da Grã-Bretanha, Alemanha e Estados Unidos.
Em artigo publicado na revista Proceedings, da Academia de Ciências dos EUA, eles pedem aos governos que dêem mais atenção a pequenas mudanças que podem levar a alterações catastróficas, como o degelo do Ártico no verão ou perturbações nas monções do Índico.
'A sociedade pode ser seduzida para a falsa sensação de segurança das projeções brandas da mudança global', disse o artigo.
'A maior e mais clara ameaça é no Ártico, (onde) a perda do gelo marinho no verão deve ocorrer muito antes --e potencialmente contribuir com-- o derretimento da capa de gelo da Groenlândia', escreveram os cientistas.
'Elementos de alerta nos trópicos, na zona boreal e no oeste da Antártida estão cercados por grande incerteza', acrescentaram os cientistas, para quem há possibilidade de mais mudanças abruptas do que as apontadas e um relatório de 2007 do Painel Climático da ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário