domingo, 27 de maio de 2007

Novo filme de Michael Moore ataca sistema de saúde dos EUA


G1.com.br
Diretor de “Fahrenheit - 11 de Setembro” volta aos temas políticos em “Sicko”. As seguradoras americanas já preparam o contra-ataque.
"Poucos deles virão a tornar-se fãs de Michael Moore. Mas alguns funcionários da indústria de seguros e das companhias de saúde privadas reconheceram nesta semana que o documentário “Sicko”, a denúncia de Moore sobre o sistema de saúde nos EUA, cutuca a opinião pública já amplamente preocupada com o fato de que o sistema não funciona para milhões de americanos."

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Sol demais mata 60 mil por ano, diz OMS


BBCBrasil.com
"Até 60 mil pessoas morrem por ano por excesso de exposição ao sol, segundo um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cerca de 48 mil dessas mortes são causadas por melanomas malignos e 12 por outros tipos de câncer de pele.
'Felizmente, doenças causadas por raios ultravioletas como melanomas malignos, outros cânceres de pele e cataratas são inteiramente preveníveis', disse Maria Neira, diretora para Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS. Os raios ultravioletas também causam queimaduras e envelhecem a pele, segundo o primeiro relatório da organização que mede os problemas globais causados pelo excesso de sol."

Pesquisa confirma efeito anti-rugas de vitamina A


BBCBrasil.com
"Uma pesquisa feita por cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, confirmou que cremes contendo vitamina A ajudam a reduzir os sinais de envelhecimento da pele.
Muitos produtos de beleza contêm retinol - a forma pura da vitamina A - e seus fabricantes dizem que a substância ajuda a combater rugas, mas até agora havia pouca evidência científica da eficácia desses cremes. O estudo americano, publicado na Archives of Dermatology, recrutou 36 pessoas com uma idade média de 87 anos e pediu que elas usassem um creme com vitamina A debaixo de um dos braços e um creme sem nenhum componente ativo debaixo do outro. Esta parte do corpo foi escolhida porque tem pouca exposição ao sol, logo sofre apenas um envelhecimento natural. Depois de 24 semanas, houve uma avaliação da aparência da pele e uma pequena amostra foi enviada para análise."

Fumantes subestimam riscos à saúde, diz estudo

BBC Brasil
"Os fumantes subestimam seriamente os riscos a que estão se expondo por causa do cigarro, indica um estudo feito nos Estados Unidos.

A pesquisa foi feita pela Universidade de Rutgers, em Nova Jérsei, e divulgada pela publicação Tobacco Control, que se identifica como um jornal internacional para especialistas em saúde e outros envolvidos no controle do tabaco.
Mais de 6,3 mil pessoas foram avaliadas e a conclusão foi que os fumantes estão menos cientes do risco de doenças como o câncer de pulmão do que os não-fumantes.
Entre os entrevistados, havia fumantes (1.245), ex-fumantes e pessoas que nunca fumaram."

Cientistas põem em coma células que estão com câncer


BBC Brasil
"Cientistas do Instituto de Pesquisas Marie Curie descobriram uma nova maneira de bloquear o desenvolvimento do câncer - colocando células cancerosas em coma permanente. Eles acreditam que o método pode levar a uma forma totalmente nova de tratar a doença. Os tratamentos atuais são baseados na remoção ou na morte das células cancerosas. O novo método funciona com a reativação de um mecanismo de auto-defesa natural que bloqueia a divisão de células que carregam mutações potencialmente perigosas."

Começa em Porto Alegre a Semana Nacional da Mata Atlântica

AMBIENTE VITAL
"Porto Alegre vai sediar, de 23 a 26 de maio, a Semana Nacional da Mata Atlântica, evento organizado pelo Ministério do Meio Ambiente para debater políticas de proteção e recuperação do bioma, um dos mais ricos em biodiversidade no planeta. Entre os assuntos a serem tratados, dois deverão receber maior atenção dos participantes: a Lei da Mata Atlântica, aprovada em dezembro de 2006, e a relação entre a recuperação do bioma e o combate ao aquecimento global.
A Semana é organizada pelo MMA em parceria com a Rede de ONGs da Mata Atlântica, o governo do Rio Grande do Sul e a prefeitura de Porto Alegre. De acordo com o coordenador do Núcleo Mata Atlântica da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do ministério, Wigold Schäffer, a recuperação de áreas do bioma contribui para a captura do gás carbono, um dos maiores causadores do efeito estufa. Ou seja, colabora para enfrentar o aquecimento global. 'O seqüestro de carbono também gera uma oportunidade para captar recursos por intermédio do protocolo de Quioto, que seriam investidos na recuperação da própria Mata Atlântica', disse."

Exercício pode ajudar contra câncer de próstata, diz pesquisa

BBCBrasil.com
"Atividades físicas vigorosas feitas com regularidade diminuem a progressão do câncer de próstata em homens mais velhos, de acordo com uma pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.
As descobertas sugerem que exercícios intensos podem ajudar a evitar que homens com mais de 65 anos morram em conseqüência da doença.
A equipe de Harvard concluiu que os homens têm que se exercitar vigorosamente por pelo menos três horas por semana para que a atividade física tenha efeito.
O estudo se estendeu por 14 anos, de 1986 a 2000, examinando 47.620 homens nos Estados Unidos."

Ômega 3 'detém câncer de próstata', diz estudo

BBCBrasil.com
"Uma dieta rica em peixes gordurosos – como salmão, atum, cavala e anchova, entre outros – pode reduzir as chances de se desenvolver as formas mais agressivas de câncer de próstata, de acordo com uma pesquisa do Instituto Paterson, na Grã-Bretanha.
No entanto, o efeito da gordura Ômega 6, que também traz importantes benefícios para a saúde, em pacientes de câncer de próstata é o inverso: o estudo indica que a transmissão das células doentes para a medula óssea foi aumentada."

Colesterol 'pode ampliar risco de câncer de próstata'

BBCBrasil.com
"Cientistas do Instituto de Pesquisas Farmacológicas Mario Negri, em Milão, concluíram um estudo que indica que o alto nível de colesterol pode estar relacionado com uma maior propensão ao câncer de próstata."

Bons hábitos 'aumentam vida em até 12 anos'


BBCBrasil.com
"O hábito de comer mais frutas e vegetais e de fazer exercícios físicos pode aumentar a expectativa de vida de uma pessoa em até 12 anos, segundo um estudo feito pela Universidade de Cambridge."

Exercícios físicos 'revertem processo de envelhecimento'


BBCBrasil.com
"Os benefícios de duas idas semanais à academia de ginástica incluem não somente músculos mais fortes, mas também músculos mais jovens, segundo uma pesquisa canadense publicada pela revista científica PLoS One."

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Bebê anencefálica completa 6 meses em Patrocínio Paulista

Estadao.com.br
Marcela contraria diagnósticos médicos e sobrevive ao lado da mãe, no interior
"RIBEIRÃO PRETO - Marcela de Jesus Ferreira completou seis meses de vida neste domingo, 20. Diagnosticada como anencefálica (sem cérebro) desde o quarto mês de gestação, ela contrariou as expectativas médicas e está sobrevivendo, e bem, com a mãe Cacilda, numa casa do bairro Marumbé (desde 18 de abril), em Patrocínio Paulista, na região de Ribeirão Preto."

domingo, 20 de maio de 2007

Custo afasta usuário de tecnologia de produtos ecológicos

Estadao.com.br
"Empresas procuram usar materiais atóxicos e melhorar o consumo de energia
PARIS - Os consumidores ainda não estão prontos para pagar mais caro por produtos ecológicos, apesar da crescente preocupação de proteção ao meio ambiente, disseram esta semana executivos durante o Reuters Global Technology, Telecoms and Media Summit.
Multiplicam-se as idéias sobre maneiras de economizar energia, intensificar a reciclagem e usar mais materiais ecologicamente corretos, mas essas medidas não podem ser implementadas plenamente a não ser que os consumidores aceitem arcar com pelo menos parte do custo, disseram os executivos."

Cientistas decifram DNA do Aedes aegypti


G1.com.br
Pesquisadores brasileiros integraram trabalho, que revelou genoma complexo do inseto. Trabalho traz pistas para criar inseticida inteligente, voltado especialmente para ele.
"O mosquito que atormenta os brasileiros todo santo ano vai ter de se haver com as armas da biologia molecular. Uma equipe internacional de pesquisadores acaba de obter a seqüência completa do DNA do
Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela. Os resultados preliminares trazem, entre outras coisas, pistas para criar possíveis inseticidas que ajam de forma específica sobre o inseto."

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Grupo desvenda elo entre fumo e Alzheimer

G1.com.br
Estudo com ratos de laboratório é de pesquisadores franceses e suecos.Eles ficaram intrigados pelo índice superior de tabagismo entre vítimas de Alzheimer.
"Pesquisadores franceses e suecos acreditam ter avançado na descoberta das causas da maior dependência do tabaco entre os doentes de Alzheimer, esquizofrenia e autismo, o que poderia ser uma espécie de automedicação."

Estudo de Alzheimer avança, mas falta verba

G1.com.br
Cientistas dizem que possibilidade de deter a doença é realista.Tempo para isso depende da quantidade de recursos que estarão disponíveis.
"Médicos e diretores de laboratórios farmacêuticos nos Estados Unidos estão otimistas sobre o potencial das pesquisas para vencer o mal de Alzheimer, mas pedem uma maior mobilização federal para acelerar os avanços médicos concretos."

Cientistas pedem ação do G8 sobre clima

G1.com.br
"Importantes cientistas pediram na quarta-feira (16) aos líderes dos países ricos que parem de discutir sobre o aquecimento global e que, ao invés disso, adotem medidas urgentes para enfrentar o problema.
As academias de ciências dos países do Grupo dos Oito (G8) -- Grã-Bretanha, EUA, Rússia, França, Alemanha, Canadá, Japão e Itália -- além das academias de cinco importantes países em desenvolvimento -- Brasil, África do Sul, Índia, China e México -- fizerem o apelo antes da cúpula do G8 que acontece na Alemanha, em junho."

Grupo acha planeta extra-solar habitável


G1.com.br
"Mundo localizado a 20,4 anos-luz de distância pode abrigar vida. Cientistas estimam que ele seja só um pouco maior que a Terra.

A busca finalmente terminou -- ou, nas palavras dos próprios cientistas, ela acaba de ficar mais interessante. Um grupo europeu de pesquisadores acaba de descobrir um planeta fora do Sistema Solar que é muito parecido com a Terra, com potenciais condições para abrigar vida."

Nasa decide ir atrás do planeta do Sr. Spock


G1.com.br
"Missão seria capaz de encontrar planetas como a Terra a 16 anos-luz daqui. Vulcano, na série 'Jornada nas Estrelas', orbita uma estrela a essa distância.
Nada como um pouquinho de marketing para alegrar os planos espaciais da Nasa. A agência espacial americana acaba de fazer um anúncio no mínimo inusitado -- descobriu que uma de suas futuras missões teria a capacidade de encontrar o planeta Vulcano, lar de Spock, o personagem de orelhas pontudas da série de TV "Jornada nas Estrelas".

Astrônomos acham planeta de gelo quente


G1.com.br
"Astro fica a 30 anos-luz da Terra e pode ter criado estado exótico da água por pressão. Achado abre caminho para detecção de planetas só com oceanos.
Parece piada de astrônomo, mas pode ser a mais pura verdade: um planeta cujo principal componente é gelo. Quente. A uma temperatura de 300 graus Celsius, para ser mais exato."

UE: não há desculpa para não cortar emissões

G1.com.br
Para europeus, relatório mostra viabilidade econômica do combate ao aquecimento.Para comissário do Meio Ambiente, reduções devem começar nos próximos 15 anos.
"O comissário do Meio Ambiente da União Européia (UE), Stavros Dimas, afirmou nesta sexta-feira (4) que, depois do relatório aprovado em Bangcoc pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), 'não há desculpas' para não definir em escala mundial uma redução das emissões de dióxido de carbono (CO2)."

WWF: Brasil é exemplo no uso de energia renovável

G1.com.br
Segundo ONG, alternativa brasileira poderia economizar US$ 15 bilhões. Solução de biocombustíveis é mencionada apenas indiretamente.
"Depois de diplomatas e observadores terem destacado o papel do etanol de cana-de-açúcar como uma das medidas de mitigação do aquecimento global discutidas pelo Painel Intergovernamental de Alterações Climáticas (IPCC), em Bangcoc, na quinta-feira (3) foi a vez de a ONG WWF, uma das mais ativas na defesa ambiental, usar o Brasil como exemplo.
Em um relatório marcado pelo otimismo e pela militância, intitulado 'Parar o Aquecimento Global É Possível!', os ambientalistas recomendam a alternativa brasileira, que pode 'economizar US$ 15 bilhões, criar milhões de empregos e ajudar o clima'."

EUA deslocam satélite para monitorar Brasil

G1.com.br
Satélite Goes-10 permitirá acompanhamento de desastres ambientais na América do Sul. Idéia é ajudar a combater efeitos maléficos de tempestades e outros problemas.
"Um satélite ambiental dos EUA foi deslocado para dar cobertura contínua à América do Sul, onde até agora o serviço às vezes era interrompido por furacões e outros incidentes climáticos em território norte-americano."

Aquecimento pode levar a conflitos armados

G1.com.br
Conselho de Segurança da ONU discute efeitos da mudança climática. Especialistas dizem que guerras podem surgir na disputa por recursos.
A elevação do nível dos oceanos, as secas e as enchentes provocadas pelo aquecimento global podem detonar conflitos armados nas próximas décadas, afirmaram especialistas na segunda-feira (16), véspera do primeiro debate do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as mudanças climáticas.

Aquecimento ameaça segurança, dizem militares dos EUA

G1.com.br
Relatório foi feito por generais e almirantes reformados. Para eles, mudança climática pode ter impacto nas ações militares.
"O aquecimento climático representa uma séria ameaça para a segurança nacional dos Estados Unidos, por ter um impacto nas operações militares e aumentar a tensão mundial, segundo um relatório elaborado por militares americanos reformados, publicado nesta segunda-feira (16)."

Aquecimento altera crescimento de peixes


G1.com.br
Espécies de superfície estão crescendo mais rápido devido ao aquecimento. Em áreas mais profundas, água está esfriando e o crescimento de peixes desacelera.
"As mudanças climáticas vão acelerar o crescimento dos peixes que vivem perto da superfície, mas reduzir o daqueles que estão em águas mais profundas. O alerta vem de um estudo australiano divulgado nesta segunda-feira (23) pela revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a PNAS."

Área extensa da Antártida derreteu em 2005

G1.com.br
"No verão desse ano, Hemisfério Sul registrou temperaturas acima da média. Degelo foi o mais significativo dos últimos 30 anos."

Uma extensa área da Antártida Ocidental derreteu por causa das altas temperaturas registradas durante o verão de 2005 no hemisfério sul, informou nesta terça-feira (15) o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, sigla em inglês).

A agência da Nasa, que usou em sua pesquisa o satélite QuickScat, determinou que o calor registrado nesta região poderia acelerar o degelo nas camadas mais profundas da superfície antártica.

Greenpeace recria Arca de Noé pelo clima

G1.com.br
"Réplica da embarcação será inaugurada em 31 de maio.
Para ONG, mundo está 'à beira de segundo dilúvio universal'.
A organização ambientalista Greenpeace começou a construir uma réplica da Arca de Noé no monte Ararat para alertar os líderes dos principais países do mundo para o risco de uma catástrofe mundial devido à mudança climática, aproveitando a próxima cúpula do G8."

terça-feira, 15 de maio de 2007

Índios se dizem ofendidos por comentários de Bento 16

Reuters.com
"BRASÍLIA (Reuters) - Líderes indígenas disseram na segunda-feira ter ficado ofendidos pelas declarações 'arrogantes e desrespeitosas' do papa Bento 16 de que a Igreja Católica os havia purificado, e que retomar suas religiões originais seria um retrocesso.
Num discurso para os bispos latino-americanos e do Caribe no encerramento de sua visita ao Brasil, o pontífice afirmou que a Igreja não havia se imposto aos povos indígenas das Américas. Segundo o papa, os índios receberam bem os padres europeus, já que 'Cristo era o salvador que esperavam silenciosamente'.
Acredita-se que milhões de índios tenham morrido no continente americano em consequência da colonização européia, depois da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492.
'É arrogante e desrespeitoso considerar nossa herança cultural menos importante que a deles', disse Jecinaldo Satere Mawe, coordenador-chefe da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab)."

Yahoo empresta força de marketing a campanha contra aquecimento | Reuters.com


Reuters.com
"SÃO FRANCISCO (Reuters) - O Yahoo quer empregar seu poder como maior companhia de Internet dos Estados Unidos para encorajar milhões de consumidores a tomarem medidas básicas de preservação do meio ambiente, como parte de sua campanha empresarial de combate ao aquecimento global. A empresa lança na segunda-feira o Yahoo Green (http://green.yahoo.com/), um programa online de educação que oferecerá aos usuários as mais recentes notícias ambientais, dicas para os consumidores e informações sobre como trabalhar ativamente, em termos sociais e pessoais, no combate ao aquecimento global."

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Aquecimento global vai gerar 1 bilhão de refugiados, diz ONG


BBCBrasil.com
"Pelo menos 1 bilhão de pessoas serão forçadas a deixar suas casas até 2050 devido às mudanças climáticas no planeta, prevê um relatório divulgado pela agência internacional de ajuda humanitária Christian Aid."

domingo, 13 de maio de 2007

O dia mais importante de Potim


[ M'ZONE ]
"A cidade de Potim, no Vale do Paraíba, preparou-se para ver o papa. Foram meses organizando comissões, preparando bandeirinhas, contratando artistas e incentivando a fé de seus moradores. Neste sábado, finalmente, o sumo pontífice deu o ar da sua graça.
Tudo parecia perfeito. O céu estava lindo e nada poderia dar errado. Para melhorar, o prefeito, Gilberto do Carmo, e o padre, Carlos Roberto Carvalho, haviam divulgado a informação de que Bento XVI não se limitaria a dar uma simples passadinha por lá. 'Ele vai parar por 2 ou 5 minutos e abençoar o povo', disse Carmo. Os mais de dois mil fiéis, concentrados na principal avenida da cidade, estavam em êxtase.
Foi exatamente às 13h (esse papa alemão é de pontualidade britânica) que a Mercedes do papa surgiu no início da Avenida Mario Covas. Nesse momento, uma locutora incentivava a população a cantar: 'Bento XVI, eu vim aqui só pra te ver!'. As bandeirinhas também tremulavam e muitas senhoras já abriam o berreiro.

O dia mais importante de Potim durou cerca de 30 segundos. Bento XVI passou de vidros fechados (e escuros) sem acenar para a população. A animada, e distraída, locutora deixou escapar no microfone um hilário 'ué, o papa já passou?'"

sábado, 12 de maio de 2007

Astrônomos acham estrela com 13,2 bilhões de anos

Portal Terra
Uma equipe internacional de astrônomos anunciou neste sábado a descoberta de uma estrela de 13,2 bilhões de anos, quase tão antiga como o próprio Universo, que tem cerca de 13,7 bilhões de anos.
A estrela, batizada de HE 1523-0901, é um 'verdadeiro fóssil', destacou hoje a Organização Européia para Pesquisa Astronômica no Hemisfério Austral (ESO), cujo telescópio VLT permitiu a descoberta.
Relativamente brilhante, a estrela está em nossa galáxia, a Via Láctea. 'Esta estrela certamente se formou muito cedo em nossa galáxia, que, por sua vez, deve ter se formado pouco tempo depois do Big Bang', destacou a ESO. Avaliar a idade de uma estrela não é uma questão fácil, diz a principal autora do estudo, Anna Frebel, do Observatório McDonald do Texas.

Al Gore lança projeto de shows 'Live Earth' no Rio



O Globo Online
RIO - A Terra está no vermelho. O planeta tem febre. E o tratamento deve começar imediatamente. O diagnóstico foi dado pelo ex-vice presidente americano e atual popstar da causa ambiental, Al Gore, em entrevista coletiva no Rio, durante o anúncio oficial da série de shows ecológicos Live Earth no Brasil.Ele estava acompanhado, entre outros, pelo secretário especial de Turismo, Rubem Medina, e pela apresentadora Xuxa Meneghel.

EUA impõem obstáculos à declaração do G8 sobre clima

Estadao.com.br
"Os EUA rejeitam menções a metas e cronogramas, não querem que a ONU envolva-se profundamente e recusam-se a endossar o comércio de carbono"
LONDRES - Os Estados Unidos estão tentando diluir uma declaração sobre o aquecimento global, a ser feita na cúpula do Grupo dos Oito (G8), em junho, o que deixa o país em rota de colisão com a anfitriã Alemanha, disseram na sexta-feira, 11, pessoas familiarizadas com as negociações.
Em um projeto da declaração datado de abril de 2007 e visto pela Reuters, os EUA se opõem à inclusão de uma promessa de limitar o aquecimento global em 2º Celsius neste século e cortar, até 2050, as emissões de gases do efeito estufa para um patamar 50% abaixo do registrado em 1990.

Al Gore: etanol é ´parte da solução´ para aquecimento globaL

Estadao.com.br
"Críticos da produção de biocombustíveis afirmam que a medida pode fazer com que produtores desviem terras utilizadas para plantar alimentos"
BUENOS AIRES - O ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, disse que o uso de biocombustíveis pode ser "parte da solução" para o problema do aquecimento global.
Ao falar em uma conferência que se encerrou nesta sexta-feira, 11, em Buenos Aires, Gore alertou, entretanto, que há perigos na política de incentivos aos combustíveis produzidos a partir de matéria orgânica - como o etanol, que é originado da cana-de-açúcar.
Ele citou "o perigo de uma diminuição desnecessária" dos bosques do planeta, e a "redução da oferta de alimentos". O ex-vice-presidente americano participou do documentário Uma Verdade Inconveniente, que venceu neste ano um prêmio Oscar ao tratar do tema do aquecimento global.

Pedófilos são banidos do Second Life

Estadao.com.br
"Empresa identificou e bloqueou usuários suspeitos de divulgar imagens
SÃO PAULO - Pedófilos não têm vez no Second Life. Não é para menos, já que o caso de usuários que tiveram sessões de sexo virtual dentro do jogo envolvendo avatares com forma de crianças gerou um resultado péssimo para a imagem da Linden Lab, responsável pelo jogo (mais sobre esta história, aqui)."

Alemanha investiga pornografia infantil no Second Life

Estadao.com.br
"Usuário teria pago por sexo virtual com avatares com forma de crianças
SÃO PAULO - Promotores alemães estão atrás de usuários do popular game Second Life e que estão construindo avatares infantis como forma de atrair outros usuários para seções virtuais de sexo, portanto envolvendo a oferta de imagens supostamente de pornografia infantil.

Nem é o caso de discutir se um simulacro de uma criança, dentro de um jogo e ambiente virtual, pode ser considerado pornografia infantil, mas o fato é que usuários estão se passando por crianças e ganhando dinheiro com a venda de imagens e a participação em sessões de sexo (dentro do SL)."

Salvar matas resolve 12% da crise do clima, dizem pesquisadores

Folha Online
"Uma política dedicada de combate ao desmatamento no mundo --mesmo que não seja muito ousada-- pode evitar que 50 bilhões de toneladas de carbono sejam lançadas na atmosfera até 2100, ajudando a salvar o planeta do caos climático.

A estimativa, elaborada por uma equipe de pesquisadores brasileiros e americanos, indica que a preservação de florestas tropicais pode dar conta de 12% da redução de emissões de gases do efeito estufa necessária para evitar os piores efeitos da mudança climática."

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Murdoch estaria interessado em levar tablóide ao país

Observatório da Imprensa
"Quando não está tentando comprar os maiores jornais do mundo ou amplas parcelas do ciberespaço, o magnata das comunicações Rupert Murdoch parece se engajar no objetivo de levar o jornalismo de tablóide à Índia, informa artigo de Randeep Ramesh no Guardian [10/5/07]. Segundo o influente diário de negócios Business Standard, o empresário, dono da News Corporation, estaria entrando 'no espaço indiano de jornais com um tablóide inglês, chamado Sun', que começaria a ser impresso no estado de Tamil Nadu, ao sul do país.
A Índia é um dos poucos lugares no mundo onde a venda de jornais ainda cresce, o que tornou o país uma tentação para investidores estrangeiros. Pela lei indiana, empresas estrangeiras podem possuir até 26% de um grupo de mídia local."

Frei Galvão agora é santo, o primeiro 100% brasileiro

Estadao.com.br
"Ele teria curado pessoas com doenças graves com suas famosas pílulas, pequenos papéis enrolados com uma oração em latim considerados milagrosos, distribuídas até hoje gratuitamente"

Bento XVI demonstra emoção com acolhida dos brasileiros



Estadao.com.br
"SÃO PAULO - O papa Bento XVI não costuma demonstrar muito o que sente, e por isso seus assessores diretos puderam notar claramente que o alemão Joseph Ratzinger ficou emocionado com a acolhida dos brasileiros."

Encontro do papa com líderes de outras religiões repercute bem

JC Online
10/05/2007 19h51
A abertura do papa Bento XVI ao diálogo com outras religiões é positiva para os fiéis de todas as crenças. A afirmação é do xeque Armando Hussein Saleh, representante do islamismo no Brasil, que participou nesta quinta-feira em São Paulo, do encontro realizado entre o papa e representantes de outras religiões.

De acordo com o xeque, no encontro, que durou cerca de 15 minutos, o papa cumprimentou todos os presentes e entregou uma medalha com a sua imagem e o seu nome. Saleh deu a Bento XVI uma bata como símbolo do patriarcado abraâmico e foi abraçado e beijado pelo papa. O xeque também entregou ao líder católico uma carta que fala sobre a defesa das mulheres no mundo todo. Devido ao curto tempo do encontro, temas polêmicos foram evitados."

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Fenaj desqualifica jornalista assassinado

Observatório da Imprensa
Não bastasse o fato de ter sido assassinado em circunstâncias associadas às suas reportagens contra abusos sexuais de políticos de Porto Ferreira (SP), que culminaram na condenação em primeira instância de 10 acusados em 2004, o jornalista Luiz Carlos Barbon Filho, agora, mesmo estando morto, está sendo perseguido pela Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo.

Justamente no momento em que jornalistas brasileiros e entidades como a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) unem seus esforços para manter a atenção da opinião pública sobre o caso, conseguindo o apoio rápido de outras entidades nacionais, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e também internacionais, como a SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) e o CPJ (Comitê de Proteção de Jornalistas), a Fenaj e o sindicato paulista preferiram desqualificar Barbon como jornalista em uma nota oficial conjunta divulgada ontem (segunda-feira, 07/05).

terça-feira, 8 de maio de 2007

Conheça 15 declarações polêmicas de Bill Gates e Steve Ballmer

IDG Now!
"Framingham - Os dois executivos da Microsoft pronunciam-se sobre valorizações das ações, Linux, antitruste e direitos digitais. Leia as frases.
Uma frase dita nesta semana pelo CEO da Microsoft, Steve Ballmer, chamou a atenção de vários segmentos de mercado. Não por alguma crítica ferrenha a algum concorrente ou por um anúncio bombástico da própria gigante de software. Mas pela análise feita sobre aquilo que muitos especialistas consideram um marco nos setores de entretenimento e comunicações: o iPhone, da Apple."

Primeira usina flutuante gera energia a partir do movimento das ondas


IDG Now!
"São Paulo - Estruturas cilíndricas flutuadoras que lembram banana-boats vão gerar energia limpa em Portugal ainda em 2007. Conheça este projeto.

Navegar é preciso, já dizia Fernando Pessoa. Para os seus compatriotas, boiar também. Pelo menos é o que acreditam os engenheiros responsáveis pelas três imensas balsas vermelhas, com 142 metros de comprimento, 3,5 metros de diâmetro e 700 toneladas, que estão sendo ancoradas no litoral de Portugal. Ao custo de 8,5 milhões de euros, ainda em 2007 as balsas gigantes irão gerar 2,25 megawatts de eletricidade, suficientes para abastecer 1.500 residências."

Pesquisadores israelenses descobrem tumba do rei Heródes

IDG Now!
"São Paulo - Ruínas do túmulo, sarcófago e mausoléu do rei foram encontradas no Monte Herodium, 15 quilômetros ao sul de Jerusalém.

A busca de 30 anos pela tumba de Herodes, que governou a Judéia na época do Império Romano, terminou nesta terça-feira (08/05)."

domingo, 6 de maio de 2007

WWF cita Brasil como exemplo de uso de energias renováveis

Estadao.com.br
"Bangcoc, 3 - Depois de diplomatas e observadores terem destacado o papel do etanol de cana-de-açúcar como uma das medidas de mitigação do aquecimento global discutidas pelo Painel Intergovernamental de Alterações Climáticas (IPCC), em Bangcoc, ontem foi a vez de a ONG WWF, uma das mais ativas na defesa ambiental, usar o Brasil como exemplo. Em um relatório marcado pelo otimismo e pela militância, intitulado 'Parar o Aquecimento Global É Possível!', os ambientalistas recomendam a alternativa brasileira, que pode 'economizar US$ 15 bilhões, criar milhões de empregos e ajudar o clima'."

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Cientistas identificam gene da longevidade

CorreioWeb
"O elixir da juventude poderá, no fim das contas, estar escondido em um gene pouco conhecido que não apenas promove a longevidade, mas melhora a qualidade de vida, segundo um estudo inédito publicado nesta quarta-feira.

Em uma série de experiências feitas com minhocas, uma equipe de cientistas do Instituto Salk de San Diego, Califórnia, identificou pela primeira vez um gene, conhecido como PHA-4, que desempenha um papel crítico no prolongamento da vida, sem recorrer aos caminhos neurais reguladores de insulina, que também controlam o processo de envelhecimento. "

Governo Lula decide quebrar patente de remédio anti-Aids

Folha Online
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu autorizar o licenciamento compulsório do remédio Efavirenz, o que, na prática, representa a quebra da patente do medicamento. A decisão, que segue recomendação do Ministério da Saúde, será anunciada hoje em cerimônia às 12h no Palácio do Planalto."

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Cientistas identificam nova categoria de terremotos

Estadao.com.br
"Segundo pesquisadores, os ´terremotos lentos´ englobam tremores profundos, de baixa intensidade, lentos deslizamentos de terra e sismos silenciosos."

Tony Blair enfrenta último teste nas urnas


Reuters.com
Quinta-feira 3 de Maio, 2007 9:29 GMT139
"O primeiro-ministro Tony Blair enfrenta nesta quinta-feira o último teste eleitoral de seus dez anos de poder, em votação que pode colocar a Escócia a caminho de um referendo sobre a independência da Grã-Bretanha.

O Partido Trabalhista de Blair deverá sofrer perdas significativas nas eleições para os conselhos locais, para o parlamento escocês e para a assembléia de Gales devido ao descontentamento com a guerra no Iraque, com escândalos políticos e com os serviços públicos.

Resultados fracos serão uma amarga despedida para Blair, o primeiro-ministro trabalhista com mais tempo no poder. Ele deverá anunciar na próxima semana que deixará o cargo em julho."

Austrália encontra seus maiores dinossauros

Reuters.com
Quinta-feira 3 de Maio, 2139007 9:49 GMT
"Ossos fossilizados dos maiores dinossauros já localizados na Austrália foram apresentados na quinta-feira. Segundo cientistas, a descoberta lança novas luzes sobre o passado pré-histórico do país.

Os restos de dois titanossauros, apelidados de Cooper e George, foram desenterrados em 2005 e 2006 por pecuaristas perto de Eromanga, no Estado de Queensland, no árido sudoeste australiano, mas foram mantidos em segredo para permitir que especialistas investigassem os achados."

Rumores de encontro EUA-Irã ofuscam conferência sobre Iraque


Reuters.com
Quinta-feira 3 de Maio, 2007 8:07 GMT139
"Uma conferência internacional para levar paz e recuperação econômica ao Iraque começou nesta quinta-feira no Egito, com todos os olhos voltados para um possível encontro entre os Estados Unidos e os seus velhos inimigos Irã e Síria. Em seu discurso de abertura da conferência de dois dias, o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, pediu para todos os países cancelarem as dívidas do Iraque."

Debate climático na ONU avança, mas UE e China discutem

Reuters.com
Quinta-feira 3 de Maio, 2007 8:43 GMT162
BANGCOC (Reuters) - As negociações da Organização das Nações Unidas sobre meios de combater a mudança climática estão próximas de uma aprovação de um plano geral nesta sexta-feira, mas as diferenças ainda estão sendo debatidas, dizem delegados.

(...) Um dos principais temas em Bagcoc, dizem delegados, foi uma disputa entre a Europa e a China.

A União Européia, que já estabeleceu uma meta de corte de emissões de pelo menos 20 por cento até 2020, afirma que as reduções não custarão muito.

Mas a China é contra qualquer linguagem que sugira um teto de emissões, ou de níveis de estabilização, que poderiam deixar o país vulnerável a exigências em negociações futuras sobre clima para que reduza seu rápido crescimento econômico e gaste muito com tecnologia mais limpa."

Conclusões do 3o relatório da ONU sobre aquecimento

Reuters.com
Quarta-feira 2 de Maio, 2007 2:08 GMT30
"Leia abaixo algumas das principais conclusões de um esboço de relatório a ser divulgado pelo painel de clima da Organização das Nações Unidas (ONU) em Bangcoc, na sexta-feira.

O documento, elaborado pelo Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC), analisa os custos do combate e adaptação às mudanças climáticas e os instrumentos disponíveis para reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

Cientistas e autoridades de vários países reúnem-se desde segunda-feira para rever e aprovar o projeto de relatório, o terceiro a ser divulgado neste ano."

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Existência da vida maravilha Hawking antes de vôo

Reuters.com
"ORLANDO - Enquanto se preparava para sentir como é ficar em um ambiente sem gravidade, como no espaço, o cosmólogo britânico Stephen Hawking declarou que, de todos os mistérios do universo, o que ele quer desvendar é como os seres humanos surgiram.


'O universo é tão grande, tão sereno, e no entanto é exatamente do jeito certo para que nós existamos', disse Hawking numa entrevista à Reuters."

Bush veta plano de retirada do Iraque

JC ONLINE
Publicado em 02.05.2007, às 08h00

"O presidente norte-americano, George W. Bush, vetou nessa terça-feira (1º) uma lei que fixa um calendário para a retirada das tropas do Iraque, exatamente quatro anos depois de declarar a 'vitória' sob um enorme cartaz com as palavras 'missão cumprida'."

Imigrantes fazem passeatas por cidadania nos EUA


Estadao.com.br
"Organizadores disseram que os imigrantes sentem urgência na questão da reforma das leis, antes que o assunto seja posto de lado pela corrida presidencial"