segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Placa tectônica Arábica se desloca em direção à Índia

M'zONe
Cientistas franceses encontraram as primeiras provas de que a placa tectônica Arábica, composta pela península Arábica e por parte do Oriente Médio, se desloca em direção à Índia, o que pode servir para prever futuros abalos sísmicos nas duas regiões.

A descoberta, publicada no último número da revista especializada britânica 'Nature Geoscience', é fruto de um estudo feito por especialistas de várias instituições acadêmicas francesas sobre a região da falha de Owen, limite que separa sob o mar as placas Arábica e Indiana.

'Oferecemos nesta pesquisa as primeiras evidências diretas de um movimento da crosta ativo e em direção leste ao longo desta falha, e isso graças a uma técnica cartográfica com feixes de luz' utilizada na região noroeste do Oceano Índico, explicam os pesquisadores em seu artigo publicado na 'Nature Geoscience'.

Concretamente, os cientistas estudaram a região na qual as placas Arábica e Indiana se encontram com a Africana, em frente à costa da Somália, onde descobriram o que definem como uma "grande velocidade angular", de entre 2 e 4 milímetros por ano, com a qual a Arábia se aproxima da Índia.

Segundo os especialistas, "estes movimentos na falha (de Owen) começaram provavelmente há quase oito milhões de anos como conseqüência de uma reorganização regional das velocidades e das direções das placas tectônicas" do planeta.

Apesar de todo esse tempo desde o começo deste fenômeno, pouco se sabia de uma falha na crosta terrestre que apresentasse uma grande atividade geológica, como a de Owen.

Por isso, os especialistas alertam para o risco de fortes terremotos na zona de encontro das placas, a menos que a deformação da crosta terrestre aconteça em forma de movimentos assísmicos.

De fato, o choque entre as placas Arábica e a Euro-Asiática já produz freqüentes terremotos em regiões da Turquia onde se localiza o limite entre estas duas partes da crosta terrestre.

Tanto a placa Indiana como a Arábica se separaram da África desde as origens da Terra: a primeira "fugiu" em direção à Asiática, formando a cordilheira do Himalaia ao se chocar com ela, e a segunda se deslocou para o norte, criando o Mar Vermelho.

Nenhum comentário: