terça-feira, 27 de novembro de 2007

Usina nuclear contribui para aquecimento, diz ONG


Imagem: Greenpeace
M'zONe
A ONG Greenpeace apresentou hoje um relatório sobre a emissão de gás carbônico a partir do funcionamento da usina nuclear de Angra 3.

Intitulado Cortina de Fumação: Emissões de CO2 e Outros Impactos da Energia Nuclear, o estudo mostra que as emissões da usina poderiam atingir até 400 g de gás carbônico (CO2) por quilowatt/hora gerado de energia.

O nível mínimo de emissões na atmosfera seria de 150 g de CO2 por quilowatt/hora. O estudo foi apresentado no Rio de Janeiro durante audiência pública promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


A coordenadora da Campanha de Energia do Greenpeace, Rebeca Lerner, afirmou que o relatório quer 'rebater esse argumento de que a energia nuclear seria uma energia mais limpa e uma solução para o aquecimento global'.

Ela reiterou a posição da Greenpeace, que é contra a retomada da usina e o uso da tecnologia nuclear para geração de energia de modo geral.

Os números do relatório da organização não-governamental levam em consideração desde a etapa de extração do urânio nas minas até o descomissionamento (desinstalação) da usina ao fim de sua vida útil, estimada entre 30 a 40 anos. As etapas intermediárias seriam a fabricação do combustível nuclear, transporte do combustível, construção da infra-estrutura da usina; operação; e gerenciamento de rejeitos radioativos.

Para os cálculos, a ONG utilizou uma metodologia desenvolvida internacionalmente, aplicada na Inglaterra e na Alemanha, e adaptou ao caso nacional de Angra 3. "Essa metodologia estuda o gasto energético de cada uma dessas etapas da produção da energia nuclear. E a geração dessa energia que é consumida nesse ciclo provoca emissões de gases de efeito estufa", informou Lerner.

A coordenadora da Campanha de Energia do Greenpeace reconheceu que o provável índice de emissões de 150 g de gás carbônico por quilowatt/hora de Angra 3 "é menor do que o de uma termelétrica a diesel ou a carvão mineral, mas é mais alto do que uma hidrelétrica, que o uso da biomassa, da energia eólica ou da energia solar". De acordo com o documento, o índice de emissões de uma usina nuclear como Angra 3 seria cerca de cinco vezes mais alto do que a poluição atmosférica gerada pela energia solar e pela energia eólica. [Mais.]

Nenhum comentário: