terça-feira, 20 de novembro de 2007

Substância da maconha impede câncer de mama de se espalhar pelo corpo


M'zONe
Pesquisa foi realizada por cientistas americanos com cultivo de células em laboratório. Caso frutifique, estudo poderá produzir alternativa não-tóxica à temida quimioterapia.

Um composto encontrado na maconha pode ajudar a evitar que o câncer de mama acabe se espalhando pelo corpo a famosa metástase. A conclusão é de cientistas do Instituto de Pesquisa do Centro Médico do Pacífico, na Califórnia (Estados Unidos). Segundo a rede britânica BBC, os pesquisadores esperam que a substância, devidamente extraída da planta, possa se tornar uma alternativa à agressiva quimioterapia. Mas o composto, denominado canabidiol, ou CBD, ainda está longe de chegar às prateleiras.

O estudo recém-realizado envolveu apenas células de tumor cultivadas em laboratório. Por isso, ainda é cedo para dizer se a droga teria o mesmo efeito num organismo vivo. "Essa pesquisa está num estágio muito inicial", disse à BBC Joanna Owens, cientista da Cancer Research UK que não se envolveu na pesquisa. "Esses achados precisarão ser confirmados com testes clínicos em humanos para ver se o CBD é seguro e se os efeitos benéficos podem ser replicados." [Leia+]

Nenhum comentário: