segunda-feira, 12 de novembro de 2007
Seis das oito espécies de ursos estão ameaçadas de extinção
M'zONe
Seis das oito espécies de ursos existentes no mundo correm risco de extinção, principalmente na Ásia e na América do Sul, alertou hoje a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla inglesa).
A menor espécie do mundo, o urso-malaio (Helarctos malayanus), passou a ser considerada vulnerável pela Lista Vermelha da IUCN, informou hoje o organismo internacional em comunicado.
A lista classifica as espécies de todo o mundo em função do risco de extinção a que estão submetidas.
As populações do urso-malaio, que habitam as terras continentais do Sudeste Asiático, Sumatra e Bornéu, sofreram uma redução de pelo menos 30% nos últimos 30 anos e, segundo a ONG, continuarão desaparecendo nese ritmo.
'Apesar de termos ainda muito para aprender sobre a biologia e a ecologia dessa espécie, temos certeza de que está em problemas', afirmou o responsável da equipe de especialistas em ursos da IUCN, Rob Steinmetz.
'O desmatamento reduziu tanto a área quanto a qualidade do habitat do animal. Mesmo nos locais onde seu espaço está protegido, a caça continua sendo uma forte ameaça', acrescentou. [Leia+]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário