domingo, 4 de novembro de 2007

Saúde delivery


BLOG PLANETA SUSTENTÁVEL - SUPERINTERESSANTE
O vídeo produzido pela Good Magazine - uma revista de sustentabilidade muito interessante, mostra o trabalho de uma ONG que se dedica a equipar médicos africanos com motocicletas de alta velocidade.

A Riders for Health (ou Motoqueiros pela Saúde, em tradução livre) acredita que é possível salvar a vida de muitas das 17 milhões de pessoas que se tornam vítimas de doenças curáveis na África, por falta de acesso a cuidados básicos de saúde. Eles fornecem as motos aos médicos, ensinam como dirigi-las e mantê-las limpas, funcionando com segurança, e ainda oferecem manutenção gratuita para os veículos em oficinas.

O trabalho da ONG atinge hoje 11 milhões de pessoas, que vivem em áreas rurais de países como a Gâmbia, na costa ocidental africana. Lá, existe apenas um médico para cada 6 mil pessoas (a indicação da OMS é que exista 1 médico para cada 1 mil), e a expectativa de vida é de somente 57 anos.

De moto, um médico pode chegar a vilarejos que antes eram inacessíveis, investigar as causas de doenças e males, e atender sozinho até 20 mil pessoas.

Também vale a pena assistir os outros especiais da Good, que estão disponíveis no canal da revista no You Tube.

Nenhum comentário: