segunda-feira, 5 de novembro de 2007

ONU e Google lançam site de monitoramento da pobreza

M'zONe
A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um site em parceria com o Google e a fabricante de equipamentos Cisco que mostrará como e onde o mundo está conseguindo ou não cumprir as Metas de Desenvolvimento do Milênio.

Autoridades da ONU e especialistas de fora da organização alertaram sobre a crescente dificuldade para o cumprimento das metas estabelecidas no ano 2000 e com prazo de conclusão previsto para 2015. Os criadores do site (www.mdgmonitor.org) disseram que um acompanhamento mais eficiente do progresso na concretização das metas deve estimular os sucessos.

'Esconder-se dos problemas garante que eles se perpetuem', disse Michael Jones, tecnólogo-chefe do Google Earth, que integrou o sistema de imagens de satélite e mapeamento ao site para que os usuários possam ver os lugares mencionados.

O site reúne estatísticas de todo o mundo para oferecer um panorama sobre como cada país está progredindo em relação ao cumprimento das oito metas, que prevêem desde a redução na mortalidade infantil até a diminuição da fome.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que o site seria o primeiro a apresentar todas as informações sobre as metas em apenas um lugar, ajudando num monitoramento mais eficiente e ajudando a identificar os locais que precisam de mais atenção.

"Nosso placar mundial está misturado", disse Ban. "Algumas regiões, particularmente a África Subsaariana, não estão a caminho (de cumprirem as metas)."

Ban reiterou que aproximadamente 1 bilhão de pessoas vivem com menos de um dólar por dia e que milhões de crianças morrem todos os anos antes de completar cinco anos devido à desnutrição.

Jones disse que contabilizar os esforços era essencial tanto para os negócios quanto para programas de desenvolvimento. [Mais.]

Nenhum comentário: