segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Nenhum pão que se diz light é light, revela pesquisa do Inmetro


M'zONe
Marcas não apresentaram os requisitos para serem consideradas light e de baixa caloria. Outra irregularidade estava nos rótulos, que não tinham todas as informações exigidas.

Do total de pessoas que consome produtos light, 75% preferem o pão que promete calorias a menos. Por isso, o Inmetro testou oito marcas pães de seis fabricantes. Foram analisadas duas amostras de cada marca.

Todas as marcas foram reprovadas por não apresentarem os requisitos para serem consideradas light e de baixa caloria e porque não apresentavam todas as informações exigidas no rótulos ou porque exibiam textos que não são permitidos nas embalagens.

De acordo com a nutricionista Malu Bastos, "light é quando você tem uma redução parcial de algum nutriente - seja ele carboidrato, açúcares, colesterol, sódio, gordura. Isso é um produto light, quando a gente tem redução de até 25% desses nutrientes. Diet é quando você tem a redução quase que total desse nutriente."


As marcas testadas foram as seguintes: Multi grãos, da Breads; Flocos de aveia, Carrefour; 7 grãos, da Firenze; Integral, da Naturalle; Pão de forma, da Plus Vita; Grãos e proteína de soja, da Pullman; Centeio, da Seven Boys; Forma Light, da Wickbold. [Leia+]

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