sexta-feira, 12 de outubro de 2007

UE deve investir R$ 1,2 bi em pilhas de hidrogênio para carros

M'zONe
A Comissão Européia o órgão executivo da União Européia anunciou nesta quarta-feira (10) que destinará 470 milhões de euros (cerca de R$ 1,2 bilhão) para uma pesquisa envolvendo pilhas de combustível que usam hidrogênio.

A instituição sugeriu também facilitar a comercialização de veículos que usem este tipo de energia limpa. Estas duas propostas têm como objetivo que as pilhas de combustível de hidrogênio sejam uma realidade no mercado automobilístico entre 2010 e 2020, explicou o comissário de Ciência e Pesquisa, Janez Potocnik.

Além da verba de 470 milhões de euros, advindos do 8º Programa Marco de Pesquisa, espera-se que o setor privado invista um valor semelhante nos próximos seis anos.

Segundo Potocnik, a idéia é criar 'uma série de recursos financeiros e de pesquisa' que impulsione este tipo de fonte energética e que atraia 'o setor privado para sua pronta comercialização', ressaltou.

A União Européia quer promover o uso do hidrogênio porque é uma energia 'limpa', que que não produz CO2 apenas vapor d'água. [Leia+]

Nenhum comentário: