quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Temperatura amena reduz buraco da camada de ozônio

Folha Online

"As temperaturas moderadas de 2007 reduziram o buraco da camada de ozônio no Antártico a um dos menores níveis da última década, mas isso não significa que esteja se recuperando, informou na terça-feira (16) a OMM (Organização Meteorológica Mundial).

Segundo o especialista Geir Braathen, o atual buraco no pólo sul é 'relativamente pequeno', tanto em superfície como em quantidade de ozônio destruído. Desta forma, desde 1998, apenas os anos de 2004 e 2002 registraram buracos menores que o atual.

Braathen assinalou, no entanto, que isto não é um sinal de recuperação da camada de ozônio, mas responde a circunstâncias pontuais, como as temperaturas amenas do inverno de 2007. Sempre há uma variação anualizada das condições meteorológicas, e por isso, segundo Baarthen, 'alguns momentos podem registrar buracos menores', como vem acontecendo neste ano.

A quantidade de gases nocivos à camada de ozônio atingiu seu auge em 2000, e desde então vem se reduzindo lentamente, a uma média de 1% ao ano. 'Mas a estratosfera ainda contém agentes nocivos suficientes para causar grandes buracos nas duas próximas décadas', alertou Braathen."

Nenhum comentário: