sábado, 27 de outubro de 2007

Porto Alegre tem focos do mosquito da dengue em 14 bairros


Dados preliminares levantados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) indicam que Porto Alegre tem 14 bairros com focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Os dados estão no relatório da SMS, que concluiu o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti na quinta-feira, em 12 mil imóveis, nos 82 bairros da cidade.

A presença do mosquito não significa necessariamente que haja focos de dengue na Capital. O Aedes Aegypti só transmite a doença se estiver contaminado pelo vírus. Setenta por cento dos dados do relatório foram analisados e a expectativa é de que até o final da próxima semana o trabalho esteja finalizado.

Foram encontrados focos do inseto nos bairros Auxiliadora, Petrópolis, Jardim Carvalho, Centro, Cidade Baixa, Jardim Itu Sabará, Três Figueiras, Partenon, Mario Quintana, Santa Tereza, Cavalhada, Coronel Aparício Borges, João Pessoa e São José. Porto Alegre é um dos 59 municípios gaúchos onde o mosquito está presente.

A proliferação na cidade se deve, principalmente, à falta de informação da população. Segundo os agentes do Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores, Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, um dos principais equívocos é acreditar que o inseto se desenvolve somente em água suja. A partir de segunda-feira, a Secretaria retomará as visitas.

Nenhum comentário: