quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Gripe aviária se adapta a organismo humano

M'zONe
Pesquisa nos EUA mostra que vírus 'aprendeu' a viver no nariz e garganta do homem. No entanto, outras mutações ainda faltam para que haja risco de pandemia.

O vírus H5N1, causador da gripe aviária,sofreu mutações que lhe permitem infectar seres humanos com mais facilidade, embora ainda não tenha se transformado numa cepa capaz de causar uma pandemia (epidemia mundial).

As mudanças no vírus são preocupantes, afirma Yoshihiro Kawaoka, da Universidade de Wisconsin em Madison (Estados Unidos).

"Identificamos uma alteração específica, que poderia permitir que o vírus da gripe aviária se multiplique no trato respiratório superior de humanos", diz Kawaoka, que liderou um novo estudo sobre o causador da doença na revista científica "PLoS Pathogens".

"Os vírus que estão circulando na África e na Europa são os que estão mais próximos de se transformar num vírus humano", afirma ele. As cepas obtidas em aves nesses dois continentes carregam a mutação que favorece a invasão do sistema respiratório humano.

"Não gosto de assustar o público, porque ele não tem muito o que fazer. Mas, ao mesmo tempo, é importante que a comunidade científica entenda o que está acontecendo", pondera o pesquisador. [Leia+]

Nenhum comentário: