sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Nobel se desculpa por declarações sobre inteligência negra


BBCBrasil.com
O geneticista e prêmio Nobel de Medicina James Watson se desculpou "profundamente" pelas declarações feitas a um jornal britânico de que os negros seriam menos inteligentes do que os brancos.

"Eu estou desolado pelo que aconteceu', disse Watson a um grupo de cientistas e jornalistas no lançamento de seu livro de memórias Avoiding Boring People (Evitando pessoas chatas, em tradução livre) nesta quinta-feira, em Londres.

'Eu posso entender perfeitamente porque as pessoas, ao lerem essas palavras (no jornal) reagiram desta forma.' 'A todos aqueles que tiraram conclusões das minhas palavras de que a África, como um continente, é geneticamente inferior, eu só posso me desculpar profundamente. Não foi o que eu quis dizer. Do meu ponto de vista, não há base científica para essa crença.'

Em entrevista ao jornal The Sunday Times, o geneticista, de 79 anos, disse que estava “intrinsicamente pessimista sobre as possibilidades da África” porque 'todas as nossas políticas são baseadas no fato de que a inteligência deles é a mesma que a nossa, quando todos os testes dizem que, na verdade, não é”." [Mais.]

Nenhum comentário: