sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Análise revela que o "hobbit" da ilha de Flores, suposto hominídeo é membro de uma espécie diferente da nossa


M'zONe
A saga do "hobbit" da ilha de Flores, um suposto hominídeo (humano ancestral) da Indonésia, acaba de sofrer mais uma reviravolta digna de "O Senhor dos Anéis".

Uma análise dos ossos do pulso do possível hominídeo-anão indicaria que ele realmente é membro de uma espécie diferente da nossa, e não um simples Homo sapiens com problemas sérios de desenvolvimento.

O novo golpe nessa "guerra dos hobbits" foi liderado por Matthew Tocheri, do Programa de Origens Humanas da Instituição Smithsonian (Estados Unidos). Em artigo na prestigiosa publicação especializada "Science" desta semana, Tocheri e seus colegas estudaram o chamado LB1, fóssil de 18 mil anos que ajudou a dar aos "hobbits" o status de uma nova espécie, Homo floresiensis.

A equipe de cientistas australianos e indonésios que desenterrou o LB1 da caverna de Liang Bua, na ilha de Flores, estimou que a criatura teria apenas 1 m de altura, um cérebro do tamanho do que os chimpanzés possuem hoje e o domínio do fogo e de ferramentas de pedra.

Para eles, o
H. floresiensis descenderia de hominídeos maiores que acabaram ficando isolados e encolhidos em Flores fato que é comum entre animais que colonizam ilhas.

O apelido de "hobbit" é uma referência à variedade humana também diminuta à qual pertencem os heróis dos clássicos de fantasia "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit", do escritor britânico J.R.R. Tolkien.
[Leia+]

Nenhum comentário: