quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Cérebro de liberais e conservadores funciona de forma diferente

M'zONe
Os neurônios do cérebro dos liberais e de conservadores reagem de forma diferente diante de decisões difíceis. A conclusão é de um estudo da Universidade de Nova York publicado pela revista britânica 'Nature Neuroscience'.

A pesquisa foi liderada pelo cientista político da Universidade de Nova York David Amodio, que teve o auxílio de diversos pesquisadores. Desde que Aristóteles afirmou que o ser humano é um animal político por natureza, dezenas de estudos estabeleceram uma forte relação entre persuasão política e certos aspectos da personalidade dos indivíduos.

Os conservadores tendem a buscar a ordem e a estrutura em suas vidas e são mais coerentes na hora de tomar decisões. Os liberais, por sua vez, mostram maior tolerância para a ambigüidade e para a complexidade, e se adaptam mais facilmente a circunstâncias inesperadas, indicou o estudo divulgado no último domingo (9). Um grupo de 43 pessoas se dispôs a realizar uma série de testes que avaliaram sua resposta diante de pautas criadas para romper uma rotina estabelecida. [Leia+]

Nenhum comentário: