quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Comediante mobiliza 300 mil por 'parlamento limpo' na Itália


M'zONe
Um abaixo-assinado lançado na Itália por um comediante, pedindo a expulsão de políticos condenados à Justiça do Parlamento, virou um fenômeno de mobilização popular no país e pode resultar em uma nova lei.

Beppe Grillo, conhecido comediante e blogueiro especializado em sátiras políticas, recolheu 300 mil assinaturas em todo país para o seu projeto de lei popular, que defende um 'parlamento limpo'.

O projeto prevê três pontos: impedir que políticos condenados na Justiça permaneçam no Parlamento, limitar a dois o número máximo de mandatos para cada deputado e senador e mudar a lei eleitoral, para permitir que as pessoas possam votem em nomes, e não em partidos (atualmente os candidatos são escolhidos pelos partidos e o eleitor vota no partido).

A Constituição italiana permite que qualquer cidadão submeta projetos de lei ao Parlamento, desde que estes sejam endossados por um mínimo de 50 mil assinaturas.

Mas até agora, nenhum projeto de lei popular teve o impacto do abaixo-assinado de Grillo, na avaliação do senador José Luis Del Royo, do Partido de Refundação Comunista, em entrevista à BBC Brasil.

“Trezentas mil assinaturas representam uma grande capacidade de mobilização e são um fato político, trata-se de uma iniciativa sem precedentes”, comentou o senador. [Leia+]

Nenhum comentário: