sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Asilo 'contrata' robô para entreter idosos


M'zONe
Programada para cantar e conversar, máquina custa US$ 4,3 mil. Apesar dessas funções, máquinas com visual futurista assustam idosos.

Asilos do Japão investem cerca de US$ 4,3 mil na compra do robô Ifbot. Desenvolvida com o objetivo de entreter, a máquina tem funções para conversar, cantar, expressar sentimentos e fazer alguns testes que estimulam a agilidade mental. O Ifbot tem cerca de 45 centímetros de altura.

Apesar de todas essas funções, o responsável por um asilo de Kyoto afirma que em pouco tempo os idosos perdem o interesse pela máquina. “Eles se distraíram por cerca de um mês, mas depois o abandonaram”, afirmou Yasuko Sawada. De acordo com especialistas, isso acontece porque robôs com visual futurista ainda assustam os idosos.

“A maioria dos idosos vê essas máquinas como complicadas e pouco práticas”, afirmou Ruth Campbell, assistente social para os idosos da Universidade de Tóquio. A solução pode estar na produção de máquinas com visual e funções simplificadas, como a i-pot. Essa chaleira envia e-mail aos familiares toda vez que o idoso prepara chá, indicando que a pessoa “monitorada” está bem.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que estaria acontecendo com o ser humano? Agora é preciso de máquinas pra fazer companhia aos nossos idosos? É, o capitalismo impera realmente. Trabalhar, trabalhar, trabalhar... sem trabalho o homem de hoje não é nada!
Parabéns pelo seu post, muito criativo, irreverente.

Se quiser, e puder, passe pelo meu:
http://ru-otherside.blogspot.com/

Beijos!

DDlu disse...

Salve..Salve...
Olá amigo blogueiro, estou passando para divulgar o site www.tambem.com mais opção para indexação e divulgação de blogs brasileiros.
Espero que possa lhe ajudar e trazer ainda mais sucesso para o seu blog, lhe esperopor lá.

Abraço e sucesso.
www.tambem.com