sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Nossa mãe Terra tem 4,6 bilhões de anos

Greenpeace
Gaia, nossa mãe Terra, tem 4,6 bilhões de anos. Se condensarmos esse espaço de tempo num conceito compreensível, poderíamos comparar a Terra a uma pessoa que nesse momento estaria completando 46 anos.
Nada sabemos dos 7 primeiros anos de vida dessa pessoa e mínimas são as informações sobre o longo período de sua juventude e maturação.
Sabemos, no entanto, que foi somente aos 42 anos que a Terra começou a florescer. Os dinossauros e os grandes répteis surgiram há um ano, quando o planeta tinha 45 anos. Os mamíferos apareceram há apenas oito meses e na semana passada os primeiros hominídios aprenderam a caminhar eretos.
No fim dessa semana a Terra ficou coberta com uma camada de gelo, mas abrigou em seu seio as sementes da vida. O homem moderno tem apenas quatro horas de existência e faz uma hora que descobriu a agricultura. A Revolução Industrial iniciou há um minuto. Durante esses 60 segundos da imensidão do tempo geológico, o homem fez do paraíso um depósito de lixo. Multiplicou-se como praga, causou a extinção de inúmeras espécies, saqueou o planeta para obter combustíveis; armou-se até os dentes para travar, com suas armas nucleares inteligentes, a última de todas as guerras, que destruirá definitivamente o único oásis da vida no sistema solar.
A evolução natural de 4,6 bilhões de anos seria anulada num segundo pela ação do animal inteligente que inventou o conhecer. Será esse o nosso destino?
(Texto de autoria da Organização Não-Governamental Greenpeace)

3 comentários:

GAIA disse...

Somos todos hipócritas, vivemos falando em consciência ecológica, mas nosso sonho de consumo é um carro zero, somos escravos do dinheiro (petróleo)criticamos o uso do petroleo e seus derivados, mas aplaudimos a nova descoberta da petrobras do campo de tupi, na Bacia de Santos.Os artistas, apresentadores de telejornais e programas de Tv,Criticam o caos que é o trânsito de SP, mas eles tem 02 ou 03 carros na garagem, para não ficarem parados em dias de rodízio.
Infelizmente é uma consciência da boca pra fora.
A natureza já esta dando sinais, de que não aguenta mais, agora no Brasil já estamos chic's, temos "CICLONES EXTRA TROPICAIS, TREMORES DE TERRA,NA MINHA CIDADE JÁ CHOVEU PEDRA DE GRANIZO DO TAMANHO DE BOLAS DE TÊNIS,TODO MUNDO SE ASSUSTOU, MAS NINGUEM FAZ NADA, estamos cegos, acreditamos que a solução irá cair do céu, talvez caia, talvez um cometa caia na Terra, e uma catástrofe de proporções como o dilúvio, atinja o planeta e aí sim o ser humano irá cair na realidade da sua enorme insignificância e comece a enxergar o mundo com outros olhos, pois, acredito não sermos merecedores de viver num mundo tão maravilhoso quanto o nosso...

Paulo disse...

a frase é linda e inspiradora, mas o blog -.-' em vez de falares da terra, põe mais frases dessas, obrigada :D

Marcia disse...

Boa noite gostei muito deste texto teria algum video com ele? obrigada