sábado, 31 de julho de 2010

Saída de Galápagos da lista de patrimônio ameaçado é contestada

O Eco
"O Comitê de Patrimônio Mundial da Humanidade decidiu remover as Ilhas de Galápagos, no Equador, da lista mundial do patrimônio ameaçado, mesmo contra as recomendações contrárias da IUCN (International Union for Conservation of Nature).

A IUCN, uma das maiores organizações ambientais do mundo, embora reconheça esforços do governo equatoriano para retificar os maiores problemas que ameaçam Galápagos, acredita que essa é uma decisão prematura e que espécies invasoras, turismo e pesca predatória ainda são fatores relevantes para a situação crítica das ilhas.

O Comitê, por sua vez, crê que progresso significativo já ocorreu para minimizar essas questões no Equador." [Mais.]


Legislação brasileira prevê fim dos lixões

MMA
"O Brasil passa a ter um marco regulatório na área de Resíduos Sólidos. A lei faz a distinção entre resíduo (lixo que pode ser reaproveitado ou reciclado) e rejeito (o que não é passível de reaproveitamento). A lei se refere a todo tipo de resíduo: doméstico, industrial, da construção civil, eletroeletrônico, lâmpadas de vapores mercuriais, agrosilvopastoril, da área de saúde, perigosos, etc.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS reúne princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão dos resíduos sólidos. É fruto de ampla discussão com os órgãos de governo, instituições privadas, organizações não governamentais e sociedade civil.

Depois que for sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva será regulamentada. A regulamentação será por meio de um decreto do presidente, a ser editado ainda neste ano." [Mais.]