quarta-feira, 30 de julho de 2008

Poluição diminuiu 98,9% em Cubatão, mostra estudo

Estadao.com.br
"CUBATÃO, SP - Depois de 25 anos do início do programa de recuperação ambiental que somou mais de US$ 1 bilhão em investimentos, um estudo releva que a quantidade de fumaça e poeira emitida pelas empresas do pólo industrial de Cubatão, na Baixada Santista (SP), diminuiu 98,9% desde 1983, mesmo com a produção crescendo 39% nos últimos dez anos.

Elaborado pelo consultor ambiental Eduardo San Martin, a pedido do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) da cidade, o trabalho foi apresentado nesta sexta-feira, 25, na sede do órgão.

Citando o antigo 'Vale da Morte' como exemplo de recuperação ambiental, o secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano, elogiou os números da pesquisa. 'Olha a mudança que aconteceu aqui, que fantástico! Acabou o 'achismo''; aqui nós temos números, dados, comprovação', discursou.

No entanto, apesar dos avanços comprovados a olho nu pela mudança da paisagem da serra, dados da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, apontam que o controle de poluentes não foi suficiente para melhorar a qualidade do ar respirado na cidade, que continua saturado.

O argumento é do consultor ambiental e ex-gerente da Cetesb Élio Lopes dos Santos." [Mais.]

China restringirá internet à imprensa durante Olimpíadas


BBCBrasil.com
"Jornalistas trabalhando na cobertura dos Jogos Olímpicos de Pequim terão acesso restrito à internet, disse o governo da China nesta quarta-feira, voltando atrás em um compromisso feito anteriormente de levantar as proibições à navegação durante o evento.

Quando o país se candidatou para sediar os Jogos, sete anos atrás, se comprometeu a prover acesso irrestrito à internet para profissionais de comunicação.

Entretanto, porta-vozes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do governo chinês afirmaram que determinados sites sobre assuntos considerados 'sensíveis' permanecerão bloqueados mesmo quando o encontro esportivo começar, no próximo dia 8.

O governo chinês mantém um controle rígido sobre a mídia do país. Um relatório divulgado pelo órgão chinês de monitoramento da internet afirmou que o acesso à rede web já chega a 253 milhões de pessoas – em uma população total de cerca de 1,4 bilhão –, o maior contingente do mundo em termos absolutos." [Mais.]

Carro elétrico de montadora indiana é lançado no Chile


G1
"O carro 100% elétrico da montadora indiana Reva foi lançado nesta terça-feira (29) em Santiago, no Chile, onde passará a ser comercializado.

Em meio à onda dos veículos ecologicamente corretos e na busca de soluções para a crise do petróleo, o carro de duas portas pode acomodar - acreditem - até dois adultos no banco da frente e duas crianças no de trás.

Movido a bateria, ele leva cerca de seis horas para ser completamente carregado e tem autonomia para percorrer até 80 quilômetros dependendo do uso. Com capacidade de manobra impressionante, o hatch foi projetado para ser usado em condições urbanas.

No Reino Unido e na Europa, ele é classificado como um quadriciclo."

Rodada Doha: Entenda o impacto do fracasso das negociações

BBCBrasil.com
"Depois de mais de uma semana de reuniões em Genebra, na Suíça, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, confirmou nesta terça-feira o fracasso das negociações para um acordo de liberalização do comércio mundial no âmbito da Rodada Doha.

A reunião em Genebra era considerada decisiva para a Rodada Doha, que foi lançada há sete anos com o objetivo de diminuir os entraves ao comércio internacional, mas estava paralisada devido a divergências sobre o nível de abertura em setores de interesse de países ricos e pobres.

Até agora, as discussões têm esbarrado principalmente no tamanho dos cortes de subsídios à agricultura por parte dos países desenvolvidos e no quanto o comércio de serviços pode ser liberalizado.

Um dos pontos mais polêmicos é o quanto os países ricos aceitam remover suas barreiras a produtos agrícolas exportados pelos países pobres.

Também há divergências sobre o quanto as nações em desenvolvimento aceitam abrir seus mercados para bens manufaturados e serviços.

Há uma corrida contra o relógio para se chegar a um acordo. Os envolvidos nas negociações gostariam de fechar um acordo antes que o novo presidente americano assuma o poder, em 2009.

O novo presidente dos Estados Unidos pode querer fazer mudanças na política comercial do país, e qualquer acordo sem a participação da maior economia do mundo seria bastante enfraquecido – ou mesmo inútil, segundo analistas." [Mais.]

terça-feira, 29 de julho de 2008

Aids: Relatório revela queda no número de novas infecções no mundo


BBCBrasil.com
"Um relatório divulgado nesta terça-feira pelo Unaids, o programa da ONU para a Aids, revela que medidas de prevenção conseguiram reduzir o número de novas infecções pelo vírus HIV no mundo.

O documento diz que o número total de novos casos registrados caiu de 3 milhões, em 2001, para 2,7 milhões, em 2007.

Embora a porcentagem de novas pessoas infectadas globalmente tenha caído, o número total de pessoas vivendo com o vírus da Aids subiu para 33 milhões - com uma média de 7,5 mil pessoas sendo infectadas a cada dia.

Em alguns países, como China, Rússia, Moçambique, Alemanha, Grã-Bretanha e Austrália, foi registrada a tendência contrária, com um aumento do número de casos.

Em relação ao Brasil, o relatório diz que, apesar de o país ter cerca de 730 mil pessoas vivendo com o HIV, o que representa mais de 40% das pessoas infectadas na América Latina, a política de garantir acesso a métodos de prevenção e tratamento tem ajudado a manter a epidemia estável no país.

(...) O relatório destaca que os níveis de infecção de usuários de drogas injetáveis vêm caindo em algumas cidades do Brasil, e o país é citado como um exemplo de liderança no combate à Aids.

Já a proporção de mulheres infectadas em relação ao número de homens infectados vem aumentando. Segundo o coordenador do Unaids no Brasil, Pedro Chequer, em 2007, a relação é de 1,5 homens para cada mulher infectada. Nos anos 80, a relação era de 28 homens para cada mulher." [Mais.]

China usa Jogos para violar direitos, diz Anistia Internacional


BBCBrasil.com
"Um relatório da Anistia Internacional (AI) afirmou que garantir a 'harmonia' e 'estabilidade' dos Jogos Olímpicos de Pequim virou uma desculpa para o governo desrespeitar os direitos humanos na China.

De acordo com o documento da ONG divulgado na segunda-feira, a repressão dos indivíduos que defendem os direitos humanos 'se intensificou porque Pequim está hospedando os jogos'.

A Anistia Internacional diz que a intenção do governo chinês seria 'limpar' das ruas de Pequim pessoas 'indesejáveis', que possam causar distúrbios e promover manifestações durante os jogos.

Nesta terça-feira, um porta-voz do lado chinês disse que a ONG não tem 'direito' de dar lições ao governo chinês, e que a situação dos direitos humanos no país 'tem ficado cada vez melhor'.

(...) Para a AI, as autoridades chinesas estariam mantendo na prisão de forma "arbitrária e abusiva" ativistas, jornalistas e advogados que lutam pelos direitos humanos.

Segundo a ONG, o governo tem mantido esses cidadãos sob custodia por meio de duas formas de detenção que dispensam julgamento, a "reeducação por meio do trabalho" e a "reabilitação das drogas à força".

Aos detidos não é dado o direito de questionar o motivo da prisão e eles podem ficar sob custódia por até mais de três anos, segundo Mark Allison, pesquisador-chefe para a China da AI.

"Observamos uma deterioração dos direitos humanos na China não apesar da Olimpíada, mas por causa da Olimpíada", afirmou a vice-diretora do programa para Ásia da ONG, Roseann Rife. " [Mais.]




Lula visita Argentina em plena tensão bilateral, diz 'La Nación'

BBCBrasil.com
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega à Argentina neste domingo em 'plena tensão bilateral', afirma uma reportagem publicada nesta quarta-feira no jornal argentino La Nación.

Segundo o diário, a tensão entre os dois países se deve às diferenças de posição entre Brasil e Argentina nas negociações da Rodada de Doha e aos novos conflitos comerciais relacionados à farinha argentina e à redução alfandegária adotada pelo Brasil.

'Lula será o primeiro chefe de Estado a visitar sua parceira Cristina Kirchner depois da crise do setor agrícola, mas chegará justo quando há diferenças entre os dois países', diz o jornal.

'Talvez não seja o melhor momento para que o presidente brasileiro venha à Argentina, mas chegará, de qualquer forma, no domingo', afirma o La Nación.

Apesar dos conflitos no setor comercial, o La Nación destaca que a expectativa do encontro entre Lula e Cristina Kirchner, agendado para segunda-feira, é que os líderes fechem acordos comerciais durante a reunião.

"O governo argentino pretende equilibrar um pouco o grande déficit no intercâmbio industrial com o Brasil", diz o jornal, citando os setores estratégicos identificados pela Argentina." [Mais.]

Polícia britânica investiga roubo de 3 mil passaportes em branco

BBCBrasil.com
"A polícia de Manchester, no norte da Inglaterra, está investigando o roubo de 3 mil passaportes britânicos em branco e de adesivos usados para emitir vistos.

Segundo as autoridades, os documentos foram roubados do carro-forte que estava estacionado em frente à gráfica que havia imprimido os passaportes, na segunda-feira.

Junto com o veículo, os assaltantes levaram 24 caixas que seriam originalmente transportadas para Londres, de onde embarcariam para embaixadas britânicas e missões diplomáticas no exterior.

O serviço de passaportes do Ministério do Exterior britânico afirmou que os documentos roubados não poderão ser usados por falsificadores, porque contêm um chip eletrônico que reproduz as informações impressas nos passaportes.

Mas na avaliação de especialistas em fraude, os documentos poderão ser usados como identidade ou para viajar a países onde este tipo de tecnologia ainda não está em prática.

'Os documentos falsos poderão ser apresentados para abrir contas de banco ou conseguir um emprego', afirmou à BBC Tom Craig, ex-especialista em fraude da Scotland Yard." [Mais.]

Italianos resgatam embarcação grega que afundou a 2,5 mil anos

BBCBrasil.com
"Pesquisadores italianos recuperaram um barco da Grécia antiga que naufragou na costa da Sicília há cerca de 2.550 anos.

A operação de resgate dos destroços da embarcação da Magna Grécia, atual sul da Itália e Sicília, durou um dia inteiro, na costa da cidade de Gela, na sul da ilha.

Um guindaste apoiado sobre uma balsa içou para superfície o que sobrou de um antigo cargueiro movido a velas e remos. Acredita-se que ele não resistiu a uma forte tempestade.

A parte do casco que foi recuperada revelou que o barco é um dos maiores e mais bem conservados exemplares da sua classe já encontrados no fundo do mar.

(...) Acredita-se que o barco pudesse levar uma tripulação de pelo menos 12 homens e tivesse 21 m de comprimento e oito de largura. Ele é semelhante a um descrito por Homero no poema épico Ilíada.

Segundo uma das técnicas de construção naval da época, o casco de madeira de pinheiro era reforçado e amarrado com laços de fibras vegetais. E isso faz dele um exemplar raro e de grande interesse arqueológico.

Já se previa que este naufrágio pudesse ser um dos mais importantes testemunhos da antiga história da navegação. O resgate de onze metros de casco vai ajudar a contar como era a vida 500 anos antes de Cristo." [Mais.]

Terremoto de magnitude 5,4 na escala Richter atinge Los Angeles e San Diego

BBCBrasil.com
"Um terremoto de magnitude 5,4 na escala Richter, que vai até 9, sacudiu nesta terça-feira o sul do Estado americano da Califórnia, sendo sentido na cidade de Los Angeles.

Segundo testemunhas, o tremor fez prédios do centro da cidade balançar.

O US Geological Survey, instituição que monitora terremotos no país, informou que o sismo teve seu epicentro a 46 km a sudeste de Los Angeles e ocorreu por volta das 15h40, hora de Brasília.

Ele foi sentido também na cidade de San Diego, mais ao sul, perto da fronteira com o México.

Não há informações sobre vítimas, mas o tremor provocou cortes de energia na região. Também houve tremores posteriores, de menor intensidade.

Em 1994, um terremoto de 6,7 atingiu a cidade de Northridge, também na Califórnia, matando 72 pessoas, ferindo cerca de nove mil e causando um prejuízo estimado em US$ 25 bilhões na região."

China nega abusos apontados em relatório da Anistia Internacional

BBCBrasil.com
"O Ministério das Relações Exteriores do país disse que um relatório sobre o assunto divulgado pela ONG Anistia Internacional era tendencioso.

O relatório disse que a China está quebrando suas promessas de maior liberdade, com militantes presos, jornalistas detidos e mais pessoas sendo enviadas a campos de trabalhos forçados.

Segundo o governo chinês, as pessoas que entendem a China não concordariam com a Anistia.

'Eu espero que a Anistia Internacional tire os óculos coloridos que vem usando há anos para ver a China de uma forma justa e objetiva e que faça algo mais construtivo', disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país, Liu Jianchao. Ele insistiu que não deve haver interferência em assuntos chineses.

A China Society for Human Rights Studies, ligada ao governo, também refutou o relatório da Anistia Internacional. 'Nós achamos que há problemas, mas estão sendo resolvidos e a situação dos direitos humanos está ficando cada vez melhor', disse à BBC a porta-voz da entidade, Xiong Lei." [Mais.]

Pinguins fogem ao aquecimento global e aparecem nas praias de Salvador


IOL Diário
"Os pinguins são animais habituados ao frio e, por isso, estão a ter muitos problemas com o aquecimento global. Os biólogos estão preocupados com as novas migrações que indicam o sofrimento destas aves, noticia a Globo.

Durante esta época (é Inverno no hemisfério sul), os pinguins deixam a gélida região da Patagónia Argentina e sobem o Atlântico à procura de comida. Por isso, são visitantes comuns nas praias do sul e sudeste brasileiros.

No entanto, nunca foram tão longe como este ano. Em Salvador, foram encontrados 200 em apenas duas semanas. Para chegar lá, nadaram quase dez mil quilómetros.

Só este ano, no litoral norte do Rio de Janeiro, foram encontrados 261 pinguins, um número maior do que a soma dos últimos dois anos."

Lula nega 'traição' a G-20 na OMC e diz que diferenças existem

Estadao.com.br
"LISBOA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva amenizou neste sábado, 26, o clima de discórdia no bloco dos países emergentes com a decisão do governo brasileiro de romper com África do Sul, Argentina e Índia nas negociações da Rodada Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em entrevista, ele negou ter abandonado os aliados tradicionais quando aceitou acordo de flexibilização de tarifas e novas regras comerciais com a União Européia e os Estados Unidos. 'O Brasil não quebrou nenhuma solidariedade', afirmou. 'O (G-20) não sairá rachado, porque isso não faz parte da estratégia que montamos.'

(...) O chanceler Celso Amorim justificou a aceitação por parte do Brasil do projeto de acordo na Rodada Doha da OMC e negou que isso tenha criado um mal-estar com a Argentina. Amorim disse que, ainda que os dois países sejam sócios no Mercosul, "cada um julga com sua própria cabeça". O ministro afirmou que se reuniu neste sábado com seu colega argentino, Jorge Taiana. "Não me pareceu que tenha havido um mal-estar", declarou.

No entanto, o chefe da delegação argentina em Genebra, Alfredo Chiaradia, disse à France Presse que a posição brasileira nas negociações causou tensões dentro do Mercosul. "Não por nossa causa", ressalvou o representante argentino." [Mais.]

Negociações da Rodada Doha fracassam com impasse agrícola

Estadao.com.br
"GENEBRA - As negociações para salvar a Rodada Doha de liberalização do comércio fracassaram, afirmaram negociadores nesta terça-feira, 29, depois que China, Estados Unidos e Índia não chegaram a um acordo com relação às regras de importação agrícola.

A representante de Comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab, afirmou que os diplomatas não conseguiram dar o passo final nas negociações. "Estávamos tão perto de fechar um acordo, mas não conseguimos fazê-lo hoje", disse ela.

De acordo com as fontes citadas pela AP, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, comunicou aos participantes que não houve acordo. Elas comentaram que a falta de entendimento entre EUA, China e Índia com relação às salvaguardas às importações agrícolas acabou definitivamente com qualquer esperança de avanço na negociação.

Outras fontes também afirmaram que as negociações globais de comércio em Genebra fracassaram, sem acordo. 'Parece que acabou', afirmou um diplomata britânico, que pediu para não ser identificado." [Mais.]

Entenda o que está em jogo na Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio

Estadao.com.br
"Ministros de cerca de 35 países estão reunidos em Genebra, na Suíça, desde o dia 21 de julho, para dar continuidade às negociações da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). O encontro em Genebra é considerado a última chance de se obter um acordo de liberalização do comércio mundial, pelo menos neste ano.

Foram literalmente milhares de horas de negociações. O mediador do acordo no setor industrial, Don Stephanson, calculou que manteve reuniões por 2 mil horas para fazer sua proposta.

Desde 2001, o processo foi interrompido em várias ocasiões, seja por motivos políticos ou incapacidade dos negociadores de superar impasses técnicos. "

A Rodada Doha da OMC foi lançada em novembro de 2001, na capital do Qatar, com o objetivo de obter maior liberalização do comércio mundial. Quase sete anos depois, os países envolvidos nas discussões ainda não conseguiram chegar a um acordo.

Até agora, as discussões têm girado principalmente em torno do tamanho dos cortes nos subsídios à agricultura por parte dos países desenvolvidos e no quanto o comércio de serviços pode ser liberalizado.

Um dos pontos mais polêmicos é o quanto os países ricos aceitam remover suas barreiras a exportações agrícolas dos países pobres. Também há divergências sobre o quanto as nações em desenvolvimento aceitam abrir seus mercados para bens manufaturados e serviços. [Mais.]

Eclipse do Sol será observado por 1 bilhão de pessoas

Abril.com
"PARIS (AFP) - O eclipse total do Sol, o quinto do século XXI, escurecerá a China na próxima sexta-feira, a uma semana da inauguração dos Jogos Olímpicos de Pequim, segundo o Instituto de Mecânica Espacial e Cálculo de Efemérides (IMCCE) de Paris.

Esse eclipse será visível por 1 bilhão de pessoas em seu percurso do 'nordeste do Canadá (9h30 GMT/6h30 de Brasília), passando pelo noroeste da Groenlândia, oceano glacial Ártico, norte siberiano e o oeste da Mongólia', até ser concluído na China (11h20 GMT/8h20 de Brasília), de acordo com o site do IMCCE.

Os eclipses ocorrem com o alinhamento de Sol, Lua e Terra. O Sol é 400 vezes maior do que a Lua, mas também está 400 vezes mais distante: quando a Lua bloqueia por completo a luz solar, ocorre o eclipse total.

Nesta sexta-feira, o eclipse total terá no máximo 2 minutos e 27 segundos, às 10h21 GMT (7h21 de Brasília), no norte da Rússia.

Em média, esse fenômeno ocorre a cada 18 meses, mas a maior parte só é possível ver sobre o mar, ou regiões pouco habitadas." [Mais.]

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Campus Party 2008 começa em Valência, na Espanha

INFO Online
"MADRI - Começou nesta segunda-feira (28/07) e durará sete dias a feira de entretenimento digital Campus Party 2008, em Valência, na Espanha.

O tema desta edição é 'A internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas'. O evento terá palestras de Stephen Hawing, Al Gore, Neil Amstrong, Nicholas Negroponte e Rudolph Giuliani.

'Conseguimos transmitir o entusiasmo dos participantes da Campus Party a profissionais reconhecidos internacionalmente. Mais de 100 comunidades relacionadas à tecnologia escolhem esta feira como local de troca de experiências e conhecimento', disse a organizadora do evento, Belinda Galiano.

A primeira Campus Party aconteceu em 1997 e contou com a participação de 250 pessoas. Neste ano, houve 7.488 inscrições. Os visitantes irão desfrutar de instalações com internet, que incluem 80 quilômetros de cabos de rede e dez quilômetros de fibra óptica, para oferecer velocidade de até 7,5 GB por segundo."

China e Irã são os países que mais executaram prisioneiros em 2007


Espaço Vital
"A China e o Irã são os países que mais executaram prisioneiros em 2007 - divulgou a imprensa espanhola, neste domingo (27), ao dar detalhes do segundo relatório anual sobre penas de morte, elaborado pela organização Anistia Internacional (AI). De acordo com a pesquisa, o governo chinês matou 470 pessoas no ano passado, enquanto o Irã executou 317 criminosos.

Sessenta países legalizam a pena de morte. Em 2007, pelo menos 1.252 pessoas foram executadas em 24 nações de um total de 3.347 sentenciadas à morte em 51 países.

A Anistia Internacional afirma que 'esse número oficial não corresponde à realidade, já que países como China, Cingapura, Malásia e Mongólia se recusam a divulgar os dados oficiais de execuções'.

Segundo a organização norte-americana Fundação Dui Hua, o governo chinês matou pelo menos seis mil prisioneiros no ano passado. A mesma entidade revelou que 88% das penas capitais executadas em 2007 ocorreram em cinco países: China, Irã, Arábia Saudita, Paquistão e Estados Unidos." [Mais.]

sábado, 26 de julho de 2008

Os famosos gêiseres de Yellowstone podem parar

Terra
"O Old Faithful (velho fiel) talvez deixe de ser assim tão fiel. Um estudo de longo prazo sobre os conhecidos gêiseres do Parque Nacional de Yellowstone sugere que as secas causadas pelas alterações climáticas estão retardando - e podem até paralisar - as erupções regulares dos gêiseres.

Entre 1998 e 2006, pesquisadores acompanharam a periodicidade de erupções em cinco dos gêiseres do parque usando sensores de temperatura. Os dois mais conhecidos deles mostravam as maiores mudanças.

O tempo entre as erupções do Old Faithful cresceu de 75 minutos para 91 minutos, enquanto o intervalo do Daisy subiu de 100 minutos para 170 minutos.

Embora ainda reste muito de desconhecido sobre como esses gêiseres respondem a pequenas mudanças em seu ambiente, tendências claras de longo prazo estão emergindo, de acordo com os pesquisadores. O relatório do estudo foi publicado pela revista científica 'Geology'." [Mais.]

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Robô ajuda a evitar imigração ilegal na Inglaterra

Terra
"Uma das formas de imigração ilegal mais utilizadas na Inglaterra é a entrada no país utilizando a parte inferior de caminhões de carga. Para tentar barrar esta prática, que também vem sendo usada para o tráfico, os ingleses contam com a ajuda de um pequeno robô espião para fiscalizar os veículos que chegam ao país.

O pequeno Hero, da BAE Systems, foi desenvolvido especialmente para se esgueirar por entre os veículos. Equipado com câmeras e sensores, é capaz até de identificar batimentos cardíacos quando equipado com aparelho específico, segundo o site Gizmodo. O Hero também pode detectar materiais químicos, biológicos ou radioativos." [Mais.]

Cientistas sul-coreanos criam gatos que brilham no escuro

IOL Diário
"A clonagem de animais já se realiza há vários anos, mas desta vez, os cientistas superaram a realidade e conseguiram criar gatos florescentes. Colocados sob luz violeta os animais brilham. A notícia é avançada pelo site de informação brasileiro Globo.

Um grupo de cientistas sul-coeranos, da Universidade Nacional de Gyeongsang, conseguiu este feito alterando um gene que altera a cor dos animais. Esta quarta-feira os gatos foram apresentados ao mundo.

Os investigadores consideram que a técnica que desenvolveram vai poder salvar animais em sério risco de extinção."

Gato em prisão domiciliária após atacar vizinhos nos Estados Unidos

IOL Diário
"Um gato «feroz» chamado Lewis que amedrontou os vizinhos e meteu a sua dona em trabalhos com a Justiça norte-americana, há dois anos, deu-se tão bem quando esteve em prisão domiciliária que o caso foi encerrado, noticia a agência Lusa.

Um juiz retirou na quinta-feira a queixa contra a dona do bicho, Ruth Cisero, concluindo que a mulher já cumpre uma pena especial.

O gato encontra-se agora numa loja de animais e só é autorizado a sair numa gaiola para felinos.

«Ao contrário da maioria de nós, Lewis aprendeu a viver com as suas limitações», afirmou Eugene Riccio, advogado de Ruth Cisero.

O gato despertou a atenção em 2006, depois de uns vizinhos se terem queixado de que, durante as suas caminhadas furtivas, atacou pelo menos seis pessoas.

A dona do felino optou por um julgamento em vez de abatê-lo. Hoje, Ruth Cisero cumpre uma pena de serviço comunitário. Se o seu gato escapasse, arriscava-se a seis meses de prisão e o bicho podia ser abatido."

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Construção de Angra 3 depende de solução para o lixo nuclear

G1
"Ibama exige solução permanente para rejeitos radioativos a serem produzidos na usina. Material produzido até hoje por Angra 1 e Angra 2 fica em piscinas de resfriamento. O Brasil tem um desafio que o mundo ainda não superou. O país tem projetos, mas ainda não sabe o que fazer com o lixo nuclear.

Em um canteiro de obras, onde cabe um Maracanã, vai ser retomada a construção de Angra 3 buscar, que parou há 22 anos. O que uma usina nuclear joga fora é tão importante quanto o que ela produz. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) exige uma solução permanente para os rejeitos radioativos a serem produzidos em Angra 3.

Angra 1 gerou, desde 1985, mais de 2,2 mil metros cúbicos de lixo radioativo de baixa e média intensidade, como roupas e luvas. Angra 2, a partir de 2001, produziu pouco mais de 40 metros cúbicos. O volume não é considerado grande. Tudo cabe dentro de uma piscina olímpica, que tem em torno de 2,5 mil metros cúbicos.

O que mais preocupa é o lixo de alta radioatividade, que é o combustível nuclear já utilizado. Esse material - que chega a cem metros cúbicos - ficará até 2020 em piscinas de resfriamento, dentro das próprias usinas. " [Mais.]

Programa de rádio 'Electron' já está disponível na web

Portal Fiocruz
"Fruto de parceria entre Rádio MEC e Museu da Vida/Fiocruz, Electron é um bate-papo sobre temas de ciência e tecnologia com tempero de música e literatura.

O programa tem a coordenação e locução de Luisa Massarani e faz parte do Estação Cultura, veiculado às quintas-feiras, entre 12h30m e 13h, na MEC AM 800 KHz ou pela Internet.

No sítio do Museu da Vida, é possível ouvir na íntegra os programas já veiculados. Informações no radiociencia@fiocruz.br."

Angola representa UNESCO no XII Congresso Mundial de Filosofia

Pravda.Ru
"O Embaixador-Delegado Permanente de Angola junto da UNESCO, Almerindo Jaka Jamba, foi convidado para representar esta organização das Nações Unidas no XXII Congresso Mundial de Filosofia, a ter lugar de 30 de Julho a 5 de Agosto deste ano, na Universidade Nacional de Seul, Coreia do Sul, numa organização da Federação Internacional das Sociedades de Filosofia (FISF).

A indicação do nome do Embaixador-Delegado Permanente de Angola para representar a UNESCO neste evento internacional, partiu de Pierre Sané, Sub-Director geral para as Ciências Sociais e Humanas da organização e tem em conta a formação e vocação de Jaka Jamba para esta área das Ciências Sociais, bem como a sua participação e afiliação à rede de Filósofos da UNESCO.

Sob o lema “Repensar a Filosofia Hoje”, o XXII Congresso Mundial de Filosofia terá uma sessão de abertura oficial e será composto de fóruns, que incluem também jovens filósofos, da assembleia-geral da FISF, de quatro sessões plenárias (...) e cinco simpósios (...).


A UNESCO sempre estabeleceu laços estreitos com a Filosofia, não uma Filosofia especulativa ou normativa, mas um questionamento cr í tico que permite dar um sentido à vida e à acção no contexto internacional . A própria UNESCO nasceu de uma interrogação sobre as condições de possibilidade de fazer reinar no mundo, de maneira durável, a paz e a segurança: ela é portanto uma resposta institucional a uma questão filosófica, a qual já havia sido colocada pelo Abade de Saint-Pierre e por Emmanuel Kant.

Fonte: UNESCO Angola" [Mais.]

Em 41 municípios do país só há mulheres na disputa pelas prefeituras

Espaço Vital
"O TSE informou que 41 municípios do país podem ter somente mulheres na disputa do cargo de prefeito. No universo de 5.563 municípios brasileiros, o número é inferior a 1% e não é definitivo, porque ainda há pedidos de registro de candidaturas em andamento na Justiça Eleitoral.

Uma amostra de que a participação feminina ainda é tímida é o número total de solicitações de registro de candidatas às prefeituras nas eleições de 2008. São 1.580 pedidos de registro de mulheres contra 13.677 de homens.

O Estado com maior número de municípios onde só existem candidatas ao cargo de chefe do Executivo é a Paraíba, com sete, seguida por São Paulo (com cinco), Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte (com quatro, em cada)."

Especialistas prevêem que Brasil vai sofrer 'tsunami' de lixo eletrônico

Terra
"Especialistas prevêem que em breve o Brasil vai enfrentar um 'tsunami' de lixo eletrônico, formado por restos de computadores, impressoras, televisores, aparelhos de som, celulares, entre outros. O País desconhece quanto desse tipo de resíduo, altamente poluente, é produzido por ano e aonde vai parar.

Sem leis, boa parte é depositada em lixões, com risco de contaminação do solo e das águas, potencializando problemas de saúde pública.

'Lamentavelmente, há 17 anos o Congresso aprecia o projeto de lei n.º 203/91, que trata do assunto, sem uma solução', diz Sílvia Martarello Astolpho, coordenadora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Associação Brasileira de Empresas Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe)."

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Wikipedia inspira criação de projeto coletivo de carro elétrico

Yahoo! Notícias
"HELSINQUE (Reuters) - Depois da wikipedia, vem aí o wikicarro. A 'eCars -- Now!' é uma comunidade finlandesa na Web que procura aplicar a abordagem coletiva usada pelos colaboradores da enciclopédia online Wikipedia na conversão de carros a gasolina para carros elétricos. O primeiro deles deve estar rodando ainda este ano.

O fórum alega ser o primeiro do tipo no mundo, e deseja oferecer uma alternativa ao que seus membros percebem como lentidão nos setores de petróleo e automóveis.

O grupo está trabalhando de acordo com a tradição dos projetos de software de 'código aberto' como o sistema operacional Linux, criado por um finlandês e que hoje desafia o domínio da Microsoft.

'Se conseguirmos muito sucesso, ajudaremos a criar projetos semelhantes em todo o mundo, com os quais poderemos compartilhar o que sabemos', disse Jukka Jarvinen, um participante do projeto, que acrescentou que esquema semelhante estava sendo lançado na Dinamarca. 'Estamos esperando criar um movimento mundial', afirmou.

Os carros elétricos vêm enfrentando dificuldades para superar vendas minúsculas de veículos muitas vezes fantásticos, mas que chegam ao mercado a custos proibitivos." [Mais.]

Los Angeles proibirá sacolas de plástico nas lojas

Abril.com
"O governo de Los Angeles aprovou, nesta terça-feira, a proibição das sacolas de plástico a partir de 2010, uma medida para lutar contra a poluição ambiental, que já entrou em vigor em San Francisco, Califórnia (oeste).

Na segunda cidade dos EUA, ficará proibida a distribuição de sacolas de plástico, a partir de 1º de julho de 2010, nos supermercados e no comércio varejista, segundo o regulamento adotado em sessão plenária pela Câmara Municipal.

Como se fazia antigamente, antes da chegada do plástico à vida cotidiana, os clientes terão de levar suas próprias sacolas para carregar suas compras, ou comprar uma que seja biodegradável, por 25 centavos.

Em março de 2007, San Francisco se tornou a primeira cidade americana a proibir o uso das sacolas de plástico não biodegradáveis, após a aprovação de uma lei apoiada pelas autoridades dessa cidade californiana, confirmou uma fonte da prefeitura." [Mais.]

França aprova lei que pune responsáveis por poluição

Estadao.com.br
"O Parlamento francês adotou nesta terça-feira, 22, de forma definitiva um projeto de lei sobre 'responsabilidade ambiental' baseado no princípio de que quem contamina paga, com o objetivo de prevenir e reparar os danos causados ao meio ambiente.

O projeto de lei, que é a adaptação de uma norma européia de 2004 que deveria ter sido transposta ao direito francês antes de maio de 2007, recebeu o sinal verde definitivo da Assembléia Nacional com o voto a favor dos deputados do partido conservador UMP, do presidente francês, Nicolas Sarkozy, e de seus aliados. A esquerda se pronunciou contra a iniciativa.

Segundo o texto, as administrações poderão se constituir em acusação particular em caso de poluição em seu território.

Serão punidas de forma mais severa as contaminações marinhas e assim o capitão de um navio responsável por um vazamento poderá receber uma pena de prisão de dez anos e uma multa de até 15 milhões de euros, em comparação ao limite atual de um milhão de euros.

A nova disposição reforça a autoridade dos governadores regionais (delegados do Governo), responsáveis por velar pelo respeito às obrigações das instalações industriais suscetíveis a causar poluição.

As associações de defesa do meio ambiente queriam que se incluísse uma disposição - que não está presente - para obrigar um seguro obrigatório e garantias financeiras em caso de poluição."

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Indústria química britânica anuncia etanol 'feito de lixo'

G1
"Uma empresa britânica anunciou nesta segunda-feira ter tecnologia para começar a produzir etanol a partir de lixo biodegradável em escala industrial dentro de dois anos.

A química Ineos Bio afirma que será possível usar lixo biodegradável municipal, lixo orgânico comercial e resíduos de agricultura, entre outros, para a produção do combustível.

Segundo a empresa, a tecnologia já foi testada em um projeto piloto nos Estados Unidos.

'Planejamos produzir quantidades comerciais de combustível de bioetanol de lixo para ser usado como combustível para carros dentro de dois anos', afirmou Peter Williams, diretor executivo da Ineos Bio.

A transformação se opera em três estágios. Primeiro, o lixo é superaquecido para a obtenção de gás.

Este gás é usado para alimentar bactérias anaeróbicas (biocatalizadoras) que produzem o etanol.

No estágio final, o etanol é purificado para ser usado como combustível puro ou misturado à gasolina." [Mais.]

Intel venderá sistema para monitorar pacientes online

Terra
A Intel, maior fabricante mundial de chips, obteve permissão junto ao Food and Drug Administration (FDA), órgão dos Estados Unidos que regula a comercialização de medicamentos e alimentos, para vender um sistema doméstico de monitoramento de saúde para pacientes em condições crônicas.

O sistema, chamado de Health Guide, combina um aparelho doméstico com acesso online que possibilita que profissionais da área da saúde monitorem pacientes e administrem cuidados a distância.

Ele incorpora ferramentas interativas para administração de cuidados pessoais e integram monitoramentos de sinais vitais, lembretes para o paciente, conteúdo multimídia educacional e ferramentas de comunicação como conferência por vídeo e e-mail.

O Health Guide pode conectar modelos específicos de aparelhos médicos com e sem fio, incluindo monitores de pressão sanguínea, nível de glicose, pulso e pressão.

Ele ainda exibe e armazena os dados coletados numa tela sensível ao toque e os envia para um servidor seguro, no qual profissionais encarregados analisarão a informação." [Mais.]

Bush empurra passivo ambiental para sucessor

Abril.com
"Os ambientalistas americanos se declararam, neste sábado, contra a decisão do governo do presidente George W. Bush de adiar qualquer decisão sobre os gases causadores do efeito estufa, deixando qualquer reflexão importante sobre o tema para o próximo ocupante da Casa Branca.

O adiamento foi decidido depois que, no ano passado, a Suprema Corte afirmou que a Agência de Proteção Ambiental (EPA) deveria estabelecer formas de regular as emissões de gases provocadores do efeito estufa feitas por veículos.

Em um relatório de 588 páginas, divulgado na sexta-feira, a agência se eximiu dessa responsabilidade, declarando que, dada 'a complexidade e magnitude do assunto', há dúvidas sobre se 'os gases causadores do efeito estufa podem ser, efetivamente, controlados sob uma Lei do Ar Limpo'.

O diretor da EPA, Stephen Johnson, disse que, em vez de tentar conseguir um consenso 'em temas de grande complexidade, polêmica e debate legislativo ativo', decidiu publicar os pontos de vista de outras agências e abrir uma discussão sobre o texto por um período de 120 dias.

O administrador da EPA, Stephen Johnson, escreveu que a regulação da emissão desses gases, em qualquer magnitude, poderia causar "uma ampliação sem precedentes da autoridade da EPA, que teria efeito em, praticamente, todos os setores e afetaria todos os lares do país".

Para o conselheiro da ONG Sierra Club, David Bookbinder, a declaração da agência não faz mais do que ressaltar a "total falta de credibilidade de Johnson".

"O povo americano, o Congresso, os líderes mundiais e até os funcionários de carreira do governo estão contando os dias que faltam para que termine esse governo, e um novo presidente repare os danos que Bush causou e continua causando durante quase uma década de tempo perdido, tempo que não poderíamos ter desperdiçado", criticou Bookbinder, também em nota divulgada.

Em 2007, a Suprema Corte determinou que a EPA deveria considerar os gases de efeito estufa como poluidores e, conseqüentemente, agir. A decisão da Corte foi uma resposta a uma ação judicial apresentada pelo estado de Massachusetts (leste) e mais uma dúzia de estados e grupos ambientalistas para determinar se a agência tinha autoridade para regular esses gases."

Vírus ajuda a tirar células cancerosas de esconderijo

JB Online
"Uma versão geneticamente modificada de um vírus do resfriado ajudou a revelar células cancerosas na próstata de ratos, facilitando sua identificação em exames por imagem, disseram pesquisadores dos EUA na sexta-feira, 11.

A esperança dos cientistas é que essa abordagem possa ser replicada em humanos, permitindo tratamentos mais direcionados contra o câncer.

- Se conseguirmos apanhar o câncer antes que ele invada outros órgãos, temos uma chance melhor de mudar o resultado para esses pacientes - disse em nota Lily Wu, da Universidade da Califórnia-Los Angeles, cujo estudo foi publicado na revista Nature Medicine." [Mais.]

França investirá 730 mi na despoluição do Mediterrâneo

Terra
"A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) anunciou um investimento de 730 milhões de euros na iniciativa 'Horizonte 2020', que prevê a despoluição do Mar Mediterrâneo, um dos seis projetos aprovados hoje na Cúpula da União pelo Mediterrâneo (UPM), em Paris.

O programa de descontaminação será implantado ao lado de políticas nacionais 'coerentes', que permitam garantir o sucesso da iniciativa, disse a agência em comunicado.

A despoluição do Mediterrâneo é o principal projeto entre os aprovados hoje. A preocupação com o meio ambiente também foi um dos destaques da declaração emitida pela cúpula.

O 'Horizonte 2020' prevê medidas como o tratamento de água e visa melhorar a qualidade de vida e trabalho dos povos que dependem do Mediterrâneo.

A AFD fará um trabalho conjunto com instituições européias, como Banco Europeu de Investimentos (BEI). Desde o lançamento da iniciativa em 2006, a agência já destinou 230 milhões de euros para o financiamento de projetos de descontaminação no Marrocos, Tunísia e Egito."

Blogueira mais velha do mundo morre, aos 108 anos, na Austrália


Folha Online
"Uma mulher considerada a blogueira mais velha do mundo morreu na Austrália, aos 108 anos, depois de postar um último artigo em seu blog sobre "canções felizes", informa nesta segunda-feira a imprensa australiana.

Olive Riley tinha postado em seu blog mais de 70 textos desde fevereiro de 2007 sobre a vida moderna e suas experiências durante o século 20.

Riley nasceu no dia 20 de outubro de 1899, viveu duas guerras mundiais, teve três filhos e trabalhou como garçonete e cozinheira.

Ela se comunicava por meio de seu blog com pessoas de outros continentes e dizia que gostava da notoriedade que tinha adquirido porque lhe permitia manter a mente fresca."

domingo, 20 de julho de 2008

Áreas úmidas podem liberar 'bomba carbono', diz cientista

Estadao.com.br
"As áreas úmidas do mundo, ameaçadas pelo desenvolvimento, desidratação e mudança climática, poderiam liberar uma 'bomba de carbono' de aquecimento do planeta se forem destruídos, disseram cientistas do meio ambiente neste domingo.

Os pântanos contêm 771 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa, um quinto de todo o carbono da Terra e cerca da mesma quantidade de carbono que está atualmente na atmosfera, disseram os cientistas que participam da Conferência Internacional de Áreas Úmidas (Intecol, na sigla em inglês), relacionando os pântanos com o aquecimento global.

Cerca de 700 cientistas de 28 países se reúnem esta semana na Intecol, em Cuiabá (MT), nas proximidades do vasto Pantanal brasileiro, em busca de meios para proteger essas áreas sob risco.

Se todos os pântanos do planeta liberassem o carbono que contêm, isso iria contribuir fortemente para o efeito estufa relacionado ao aquecimento do planeta, disse o coordenador do Programa de Meio Ambiente do Pantanal brasileiro, Paulo Teixeira." [Mais.]

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Pais de meninas abusadas por padre pedem audiência com Bento 16


Folha Online
"Os pais de duas meninas violentadas repetidas vezes por um padre na Austrália pediram uma audiência com o papa, a quem pedirão que a Igreja mude sua atitude em relação aos abusos sexuais e a suas vítimas.

Anthony e Christine Foster, que atualmente vivem na Europa, partiram na noite de terça-feira para a Austrália, com a intenção de se reunirem com o papa Bento 16, que chegou ao país no último dia 13 para participar da Jornada Mundial da Juventude.

Emma, uma das filhas do casal vítima de abusos, se suicidou no começo deste ano, quando tinha 26 anos. Já sua irmã, Katherine, que era alcoólatra, sofreu um acidente em 1999 que a deixou com graves seqüelas físicas e mentais.

O padre Kevin O'Donnell, que abusou de Emma e Katherine quando elas eram adolescentes e cursavam o ensino médio em Melbourne, morreu em 1997, depois de passar um tempo na prisão por inúmeros abusos sexuais. [Mais.]

terça-feira, 15 de julho de 2008

Primeiro leilão de “boi pirata” fracassa e preço mínimo deve ser reduzido


Espaço Vital
"O primeiro leilão da operação 'boi pirata' frustrou as expectativas dos ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marcado para ontem, não atraiu nenhuma oferta que cobrisse o preço mínimo.

No total, 3,5 mil cabeças de gado da raça nelore foram colocadas à disposição, separadas em quatro lotes que, somados, deveriam render no mínimo R$ 3,9 milhões (preço de abertura). O leilão eletrônico teve participação de 14 bolsas de mercadorias, que consideraram o valor acima do mercado.

O gado é proveniente de operações de apreensão de animais criados em áreas de desmatamento na região da Amazônia. A apreensão foi realizada em meados de junho, no município de Altamira, no Pará. Parte do dinheiro que deverá ser arrecadado com a venda dos animais deverá ser revertida para o programa Fome Zero. Também serão priorizadas ações voltadas para as comunidades quilombolas e indígenas.

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), responsável pelo leilão, vai repetir a operação na próxima segunda-feira. O preço mínimo será reavaliado e deverá ser reduzido. O novo preço será divulgado na próxima quinta-feira, pela Conab." [Mais.]

Ospa entrega relatório de impacto ambiental de seu "edifício verde"


Foto: Jefferson Bernardes (Palácio Piratini)
Espaço Vital
"A prefeitura de Porto Alegre recebeu no dia 11/7 os estudos de impacto ambiental e de tráfego realizado pelos empreendedores do projeto do novo teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Os documentos foram entregues pelo presidente da Fundação Ospa, Ivo Nesralla, e pelo presidente da Fundação Pablo Komlós, Luis Osvaldo Leite.

De acordo com o projeto, a orquestra deverá ter seu próprio teatro na Avenida Loureiro da Silva, ao lado da Câmara Municipal, em área de cinco mil metros quadrados. Com investimento estimado em R$ 34 milhões, a sala sinfônica deverá ter capacidade para 1,5 mil pessoas. A proposta é construir um “edifício verde”, ou seja, com funcionamento ecologicamente correto, prevendo, por exemplo, o reaproveitamento de água, o uso de energia solar e a preservação das árvores do entorno. O projeto prioriza a integração do teatro com o Guaíba e o Parque da Harmonia, com espaços voltados para a orla.

O último concerto da segunda orquestra mais antiga do país foi no dia 1º de julho. Durante 24 anos, a sede da orquestra funcionou na Avenida Independência. A maquete do novo teatro foi apresentada no último dia 8 para a governadora Yeda Crusius, em cerimônia no Palácio Piratini." [Mais.]

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Escassez de alimentos faz surgir caso inédito de canibalismo entre ursos no Alasca


VEJA on-line
"O aquecimento global fez diminuir em 20% a calota polar ártica nas últimas três décadas, reduzindo o território de caça dos ursos-polares. Muitos deles ficaram sem alimento. A mudança radical de seu habitat provocada pelo homem está custando caro aos ursos.

Recentemente, no Mar de Beaufort, no Alasca, pesquisadores americanos que há 24 anos estudam a região identificaram um caso inédito de canibalismo na espécie: duas fêmeas, um macho jovem e um filhote foram atacados e comidos por um grupo de machos. Estimativas apontam que os ursos-polares podem desaparecer em vinte anos."

Já em 1962, bióloga alertava que 'somos parte do equilíbrio natural'

VEJA on-line
"A história do relacionamento entre o homem e a natureza é marcada pelo livro Silent Spring (Primavera Silenciosa), de 1962. Nessa obra seminal, a bióloga americana Rachel Carson alertou pela primeira vez para os perigos do uso indiscriminado de pesticidas, até então encarados pela maioria das pessoas como uma bênção da ciência para solucionar o problema da fome.

A descrição dramática feita por ela das primaveras 'sem cantos de pássaros' sacudiu a consciência das pessoas em escala mundial e serviu de ponto de partida para o moderno movimento ambientalista.

A nova consciência ecológica abriu caminho para leis de controle dos pesticidas e para acordos internacionais sobre o meio ambiente, como o que baniu a produção de químicos responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

Quase cinqüenta anos depois, o entendimento sobre o fato de que 'somos parte do equilíbrio natural' – como definiu a bióloga – pode nos ser útil diante de uma catástrofe global iminente provocada pelo aquecimento global.

Como uma praga apocalíptica, as mudanças climáticas já semeiam furacões, incêndios florestais, enchentes e secas com tal intensidade que ninguém mais pode se considerar a salvo de ser diretamente atingido por suas conseqüências."

Um pouquinho de humor pra começar a semana com a alma leve



Ah! Como era bom ser criança! Nada sério pra se preocupar. O único compromisso era ir pra aula. O resto era assistir Sessão da Tarde, Vila Sésamo, Sítio do Picapau Amarelo, desenho animado...

Nascem na França os gêmeos de Angelina Jolie e Brad Pitt


VEJA.com
Achei uma graça o comentário do médico que fez o parto da atriz. Ele disse que a mãe recebeu as crianças, um casal de gêmeos, "com um sorriso estonteante". Linda e famosa, Angelina é um sucesso até na hora do parto, rs...

As primeiras fotos dos bebês foram vendidas para uma revista que não teve o nome revelado ainda e, como não poderia deixar de ser, o dinheiro (cerca de vinte milhões de reais) será doado para uma instituição de caridade.

Estudo afirma que aquecimento global aumentaria casos de cálculos renais


Li esta notícia e fiquei pensando. É lamentável que as providências contra o aquecimento global precisem ser sempre "diretamente proporcionais" aos prejuízos causados para a humanidade. Principalmente no caso de países extremamente poluidores como os EUA e que se recusam a aderir aos programas para minimizar a poluição no planeta, a gente quase chega a desejar que a coisa fique bem pior...

Chega logo, "nova consciência", enquanto ainda é tempo!

sábado, 12 de julho de 2008

Um dos maiores bancos dos EUA, IndyMac sofre intervenção do governo federal

BBCBrasil.com
"Um dos maiores bancos especializados em hipotecas dos Estados Unidos, IndyMac, sofreu uma intervenção do governo, em uma das maiores falências bancárias da história do país.

O órgão regulador de bancos, Agência de Supervisão de Instituições de Poupança (Office of Thrift Supervision, OTS), disse que os correntistas retiraram mais de US$ 1,3 bilhão do IndyMac nos últimos 11 dias e as autoridades decidiram passá-lo para a administração da Sociedade Federal de Seguro de Depósito (FIDC, na sigla em inglês).

O banco, com sede no Estado da Califórnia, vai reabrir na segunda-feira sob controle federal, com um custo às autoridades estimado em US$ 4 a US$ 8 bilhões de dólares." [Mais.]

Governo do Zimbábue comemora veto a sanções na ONU


BBCBrasil.com
"O governo do Zimbábue comemorou neste sábado o fracasso do Conselho de Segurança da ONU em aprovar uma proposta de resolução para impor sanções contra o presidente Robert Mugage, e diversos aliados de seu governo.

A proposta recebeu nove votos favoráveis, mas foi rejeitada por cinco países, entre eles Rússia e China, que são membros permanentes do conselho, e África do Sul. A Indonésia se absteve de votar.

As medidas propostas incluíam o congelamento de ativos financeiros no Exterior e restrição de viagens internacionais para Mugage e 13 membros do governo, além da proibição da venda de armas para o país. Também incluíam a indicação de um enviado especial da ONU para o Zimbábue.

O ministro da Informação do Zimbábue, Sikhanyiso Ndlovu descreveu a resolução como uma tentativa de fazer a população do país sofrer para que se volte contra o governo.

O presidente do Zimbábue vem enfrentando crescente pressão internacional desde que foi reeleito para o sexto mandato, no final do mês passado, em uma votação polêmica e marcada pela violência.

Mugabe concorreu sozinho no segundo turno, depois que o líder da oposição, Morgan Tsvangirai, decidiu boicotar o pleito por causa da violência sofrida por seus partidários.

No primeiro turno, realizado em março, Tsvangirai obteve mais votos que Mugabe, mas não os 50% necessários para evitar um segundo turno.

A oposição afirma que desde março 113 de seus partidários foram mortos, cerca de 5 mil estão desaparecidos e mais de 200 mil pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas para fugir da violência.

O governo do Zimbábue nega as acusações e culpa a oposição pela violência. Também acusa os países ocidentais de interferência em seus assuntos internos." [Mais.]

Câmera escondida mostra pressão sofrida por eleitores no Zimbábue


Imagens feitas com uma câmera escondida e divulgadas neste sábado mostram como um grupo de agentes penitenciários no Zimbábue foi forçado a votar no presidente Robert Mugabe nas eleições de 27 de junho.

O vídeo foi publicado pelo jornal britânico 'The Guardian' que também forneceu o equipamento para ao agente Shepherd Yuda.

Assista à reportagem da BBC Brasil.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Adolescentes proíbem cigarro em centro socioeducativo


G1
"Internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Caxias do Sul (RS) decidiram proibir cigarros nas dependências da unidade. A medida está em vigor desde 2 de junho e está contribuindo para melhorar a convivência entre os adolescentes e os funcionários.

Em maio, duas folhas de caderno circularam entre os rapazes. Dos 81 internos que cumpriam medidas no período, 67 concordaram em proibir o fumo e escreveram seus nomes à caneta. Em 1º de junho, os menores consumiram os últimos cigarros e o abaixo-assinado foi entregue à diretoria. "Posso dizer que foi um dos momentos mais marcantes na história da casa", disse o diretor do Case, Joel Schumann.

Um monitor da unidade, o professor de capoeira José Luís Borges Lyrio, o Todinho, 42 anos, teve a idéia de incentivar os internos a deixarem de fumar. Desde janeiro, ele conversava com os adolescentes sobre esse assunto.

A iniciativa não é inédita e foi tentada sem sucesso por diversos profissionais desde a inauguração do Case, em 1998. Dessa vez, rapazes que mais consumiam cigarros e servidores da área de Saúde reforçaram a 'campanha'.

'Expliquei que o gosto do refrigerante e da comida é diferente quando não se fuma. Pedi a eles se queriam parar gradativamente, mas optaram por ser de uma vez só', contou o professor." [Mais.]

Intel venderá sistema para monitorar pacientes online

Terra
"A Intel, maior fabricante mundial de chips, obteve permissão junto ao Food and Drug Administration (FDA), órgão dos Estados Unidos que regula a comercialização de medicamentos e alimentos, para vender um sistema doméstico de monitoramento de saúde para pacientes em condições crônicas.

O sistema, chamado de Health Guide, combina um aparelho doméstico com acesso online que possibilita que profissionais da área da saúde monitorem pacientes e administrem cuidados a distância.

Ele incorpora ferramentas interativas para administração de cuidados pessoais e integram monitoramentos de sinais vitais, lembretes para o paciente, conteúdo multimídia educacional e ferramentas de comunicação como conferência por vídeo e e-mail." [Mais.]

Um terço dos corais construtores de recifes ameaçados de extinção


Abril.com
"Um terço dos corais construtores de recifes estão ameaçados de extinção por causa do aquecimento global, das práticas de pesca predatórias e da poluição, alertou nesta quinta-feira a União Internacional pela Conservação da Natureza (UICN).

'Quando os corais morrem, os outros animais e as plantas que dependem dos recifes coralinos para sua alimentação e proteção desaparecem também', indicou em um comunicado Kent Carpenter, diretor do programa para as espécies da UICN.

Segundo a UICN, os recifes de corais abrigam mais de 25% das espécies marinhas, o que faz deles o mais biologicamente diversificado dos ecossistemas marinhos.

O estudo conjunto da UICN e da Conservation International publicado na revista Science, o primeiro no mundo sobre a situação de conservação dos corais, mostra que vários fatores os ameaçam.

"As mudanças climáticas provocam o aumento das temperaturas da água e uma incidência mais intensa dos raios solares, que causam o embranquecimento dos corais e doenças", ressalta a UICN.

As práticas de pesca predatórias, a qualidade da água afetada pela poluição e a degradação dos habitats costeiros, também destroem os corais." [Mais.]

Homem gay tem cérebro feminino, comprova estudo

G1
"A equipe de Ivanka Savic, do Instituto Karolinska, na Suécia, mostrou, com a ajuda da ressonância magnética, que o tamanho e a forma do cérebro variam de acordo com a orientação sexual.

O cérebro de um homem gay parece o de uma mulher hétero – com os dois hemisférios mais ou menos do mesmo tamanho. O de uma lésbica, no entanto, parece o de um homem hétero – pois os dois têm o lado direito um pouco maior que o esquerdo." [Mais.]

Árvores 'absorvem menos CO2' em altas temperaturas

BBCBrasil.com
"Um estudo conduzido por uma equipe de cientistas de vários países mostrou que as árvores estão absorvendo menos gás carbônico no Hemisfério Norte à medida que as temperaturas aumentam.

Os cientistas explicam que com o aquecimento global, nas últimas duas décadas a primavera tem chegado mais cedo e o inverno começado mais tarde no Hemisfério Norte, aumentando o tempo em que as árvores retêm suas folhas.

Em tese, afirmam os especialistas, isso favoreceria a absorção de CO2 e a liberação de oxigênio na atmosfera. Mas o estudo, publicado na revista Nature, mostrou que, na prática, isso não está ocorrendo.

Os cientistas analisaram imagens de satélites armazenadas durante 20 anos em estações de monitoramento na Sibéria, Alasca, Canadá e Europa. Eles observaram que a respiração das plantas, durante a qual emitem gás carbônico, aumentou mais do que a fotossíntese, processo em que os vegetais capturam CO2 da atmosfera para transformar em oxigênio." [Mais.]

Aquecimento global inspira novo tipo de ecoturismo

BBCBrasil.com
"As mudanças climáticas criaram uma nova modalidade de ecoturismo, o 'aquecimenturismo' - especializado em mostrar os efeitos do aquecimento global.

Uma empresa americana começou a oferecer um pacote de viagem para a Groenlândia, levando os turistas para conhecer as mudanças na paisagem provocadas pelo fenômeno.

"Uma viagem de descobertas à Ilha do Aquecimento" é o nome da expedição turística de 12 dias, entre 25 de setembro e 6 de outubro, oferecida pela Betchard Expeditions, da Califórnia, a uma ilha na costa leste da Groenlândia que surgiu recentemente, com o derretimento do gelo que a unia ao continente.

A empresa, especializada em pacotes de ecoturismo, embarcou no "aquecimenturismo" com a idéia de mostrar aos turistas a "nova ilha" com o "descobridor" dela, Dennis Schmitt.

A Betchart Expeditions explica que em fotos de satélite de 1985, a ilha ainda aparece completamente ligada ao continente, mas que "em apenas 20 anos, uma impressionante ilha com pedras escarpadas que mergulham no oceano emergiu"." [Mais.]

Mudança climática vai extinguir 30% do habitat das baleias

Estadao.com.br
"Segundo relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, em inglês), da Sociedade de Conservação de Baleias e Golfinhos e da Fundação Vida Silvestre (FVSA) da Argentina, 30% do gelo que cobre o Oceano Antártico desaparecerão nos próximos 40 anos, prejudicando os cetáceos da região.

De acordo com o documento, as espécies de baleias mais afetadas seriam as migratórias, como a baleia azul e a jubarte, que precisariam viajar até 500 quilômetros mais ao sul para se alimentar.

Outra espécie que sofrerá as conseqüências do aquecimento global será a baleia minke antártica, que já é prejudicada pelas caçadas para 'fins científicos', especialmente pelo Japão.

Os especialistas acrescentam que os efeitos da mudança climática no gelo marinho causarão a redução da quantidade de krill, a principal fonte de alimento da maior parte das espécies de baleias Antárticas." [Mais.]

Sentença reconhece e dissolve união entre homossexuais

Espaço Vital
"Sentença da 5ª Vara de Família de Santo Amaro (SP) reconheceu e dissolveu a união entre dois homens que mantiveram um relacionamento por cinco anos. A decisão, inédita no Estado, proferida pela juíza Lidia Maria Andrade Conceição, reconhece os dois homens 'como um casal que se separou'. Assim, eles terão que partilhar o imóvel comprado e construído (terreno e casa) por eles enquanto estavam juntos.

A ação foi proposta em 2006, após M.C.F. procurar a Defensoria Pública de São Paulo. Ele deixou o imóvel no qual residia com o companheiro em 2003 na Vila do Conde e passou a morar em casas de amigos e depois em albergues. Segundo a petição inicial, 'a separação ocorreu em função das constantes brigas com o companheiro'.

O julgado - sujeito a apelação ao TJ-SP - afirma que 'o princípio da dignidade da pessoa humana é incompatível com restrição ao direito do ser humano a ver reconhecida sua união familiar pelo Estado ao qual submetido'." [Mais.]

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Descoberta proteína de bactéria que gera eletricidade

Terra
"Pesquisadores espanhóis do Centro de Astrobiologia (CAB) e do Instituto de Eletroquímica da Universidade de Alicante, na Espanha, junto a um argentino da Universidade de Mar del Plata, conseguiram registrar a transferência direta de elétrons entre uma bactéria viva e um eletrodo de ouro, em um espaço de cinco nanômetros.

O feito é um passo em direção ao desenvolvimento de bactérias que gerem eletricidade, uma possível nova fonte de energia." [Mais.]

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Até na hora do parto Angelina Jolie faz boa ação


EGO
"Conhecida fora das telas de cinema pelo engajamento em causas sociais, Angelina Jolie demonstrou preocupação parecida ao escolher o hospital em que se internou para o nascimento das gêmeas.

Segundo o jornal francês 'Nice-Matin', o Lenval, em Nice, é especializado no tratamento de crianças e adolescentes e oferece cuidados gratuitos para aqueles que não podem pagar pelo atendimento." [Mais.]

Alunos do MIT constróem "orquestra sinfônica robótica"


Musical Engineerity

Robôs musicais, criativos e expressivos. Musicistas e roboticistas, Dan PalusKa e Jeff Liebermann, alunos do MIT (Massachusetts Institute of Technology), construíram uma "orquestra mecânica robótica" conectada à internet. A máquina, batizada de "Absolut Quartet", usa inteligência artificial para tocar melodias compostas por usuários da web.

"A maquina é apenas motor, metal e software. O design desses elementos é que cria o diálogo entre a máquina e o usuário online", dizem. [Mais]

terça-feira, 8 de julho de 2008

Brasil e emergentes cobram do G8 solução para crise alimentar

BBCBrasil.com
"O Brasil e outros quatro países emergentes cobraram nesta terça-feira dos líderes do G8 soluções para o problema da crise mundial dos alimentos e a adoção de mecanismos de controle para evitar que a especulação financeira alimente a alta nos preços." [Mais.]

Café em excesso pode afetar fertilidade, diz estudo

BBCBrasil.com
"Uma pesquisa de uma universidade da Holanda afirma que café em excesso pode reduzir as chances de gravidez em mulheres que já têm problemas de fertilidade." [Mais]

G8 fecha acordo para reduzir emissões em 50% até 2050

BBCBrasil.com
"Os líderes do G8 anunciaram nesta terça-feira um acordo para reduzir as emissões globais de carbono em 50% até 2050, em um esforço conjunto para combater o aquecimento global." [Mais.]

sábado, 5 de julho de 2008

Geleira argentina racha e inicia processo de ruptura incomum em pleno inverno


Geleira Perito Moreno, na Argentina. (Imagem: Reuters)
Terra
"A geleira Perito Moreno, na Patagônia argentina, iniciou um processo de ruptura incomum em pleno inverno austral, informaram fontes da Administração de Parques Nacionais.

Nas últimas horas, surgiu uma rachadura na parte da geleira que há sobre a península Magallanes, o que indica que o derretimento e o desmoronamento de gelo que ocorre nos verões a cada quatro ou cinco anos deverão ser grandes.

A massa de gelo rachada divide em dois o chamado Lago Argentino, e a perspectiva de sua derrubada atrai milhares de turistas ao Parque Nacional das Geleiras, na província de Santa Cruz, ao sul do país.

O fenômeno que compromete a geleira é provocado pela pressão da água sobre o gelo, que racha até se despedaçar. 'É raro que aconteça um processo com estas características' no inverno, disse o diretor do parque, Carlos Corvalán, segundo quem 'é muito difícil determinar' quando ocorrerá o desmoronamento de gigantescos blocos de gelo sobre o lago.

'Isso depende das condições do vento e da umidade', acrescentou. A geleira Perito Moreno, de aproximadamente 200 km² de extensão, é uma das poucas do mundo que se mantém estável, sem diminuir de tamanho por causa do aquecimento global."

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Governo do Presidente Bush está com os dias contados


Este plugin (para o Firefox) faz contagem dos dias que faltam para o final do governo Bush. Taí uma conta que vale a pena ser feita. A propósito: faltam 199 dias! Dica do Mielle (pra variar!).

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Versátil, talentosa e "do bem", Mallu Magalhães é tudo de bom


Confesso que não a conhecia. A música eu até que sim, por causa da propaganda na TV. Mas era só. Ouvi falar nela na rádio Ipanema (pra falar a verdade, quem ouviu foi o Mielle). Assisti pela internet a entrevista no programa do Serginho e fui saber mais. Estou apaixonada (o também, rs)!

Conheci uma cantora e compositora de 15 anos apenas que nasceu pronta... sei lá! Incrivelmente versátil e talentosa, Mallu Magalhães, além do talento artístico nato, é uma a guria do bem! Ela é a encarnação daquilo que eu imagino quando penso ou falo nova consciência...

terça-feira, 1 de julho de 2008

Aparições de Ovnis nos céus da Grã-Bretanha deflagra verdadeira "ovni-mania"

Socorro! Olha só o que está saiu no jornal britânico Daily Telegraph: "Cerca de 12 Ovnis foram vistos por cerca de meia hora sobre a cidade de Basingstoke, em Hampshire, na Grã-Bretanha".

Segundo informações do portal Terra, nos últimos dez dias, "entre Gales e o canal de Bristol, quase uma centena de Ovnis teriam sido avistados, deflagrando uma verdadeira Ovni-mania".

Que coisa!

Custo da cesta básica sobe 4,29% em maio - Porto Alegre segue na liderança

É... a inflação está aí! E a cesta básica de Porto Alegre é a mais cara do país.